A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande está sendo submetida, pela segunda vez no ano, a um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes durante o período de 14 à 18 de junho.
Segundo informações da FETRONOR, Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, o Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade. “Durante a primeira visita, realizada em abril deste ano, o programa avaliou 50% da frota do município, atualmente composta por 200 veículos. A meta nesta segunda visita é avaliar o restante da frota. Até o final do ano estão previstas mais duas visitas, totalizando quatro visitas anuais a Campina” conclui o coordenador do Programa Despoluir do estado da Paraíba, Amauri Alves de Azevedo.
Os resultados dessas primeiras avaliações apresentaram índice de 90% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Juntamente com a capital de Alagoas, Maceió, que obteve 94%, Campina Grande configura entre os melhores índices de aprovação de frota dos estados atendidos pela FETRONOR. Representando um aumento na qualidade de vida da população e na consciência da preservação ambiental pelo setor transportador.
Como funciona: uma unidade móvel do programa, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99)¹. Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possuem validade de até 180 dias. Um incentivo é concedido às empresas todos os anos com a criação do “Prêmio Fetronor Despoluir”, de abrangência regional, como também a primeira edição do “Prêmio Empresa 100%” de âmbito nacional. Tal prêmio reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor desempenho na redução de emissão de gases nos estados.
O programa é uma iniciativa Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Sitrans-CG ao longo de todo programa se tornou uma grande aliada, transmitindo à sociedade e empresas de transporte de passageiros de Campina Grande à preocupação ambiental do setor. ¹Tipo de teste: NBR 13.037
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…