Membros da Igreja Cidade Viva, localizada no bairro do Bessa, em João Pessoa, saem de dentro dos muros e vão até as ruas, aos hospitais, presídios, instituições de acolhimento de crianças e idosos da Capital, Conde, Campina Grande e Sapé, para levar ações sociais, amor e esperança. Todo esse trabalho faz parte do projeto Godstock, que este ano realiza, entre os dias 5,6 e 7 de dezembro a quarta edição e reúne milhares de voluntários.
Inspirado no festival de música Woodstock, o Godstock traz uma proposta alternativa ao festival original. Enquanto a juventude americana de 1969 celebrava no Woodstock a busca por um novo estilo de vida no qual a liberdade, a paz e a expressão dos instintos mais naturais da humanidade pudessem ser vivenciados abertamente, o Godstock traz, em pleno século 21, uma proposta de resgate dos valores cristãos, mostrando que a verdadeira liberdade está muito além dos valores individualistas da vida moderna.
O Godstock nasceu com o propósito de cuidar daqueles que precisam ser cuidados. Após alguns anos de trabalho, o presidente da Fundação Cidade Viva e pastor titular da Igreja Cidade Viva, Sérgio Queiroz, em um momento de reflexão, foi levado a pensar em como apresentar e contagiar a população da Paraíba com esse projeto. O objetivo é estimular a vivência de um amor prático que dignifica pessoas, e proclama a liberdade, rejeitando as drogas, mas sem abrir mão do rock.
Com essa atitude, os que se envolvem de forma voluntária minimizam a dor de muitos que estão em situação de vulnerabilidade social e conscientizam a população de sua responsabilidade para com o outro.
O começo
A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2011, com o lema “A maior onda de amor que a Paraíba já viu”. Foram 34 ações em 12 dias envolvendo mais de 1.200 voluntários, que se dispuseram a mudar o contexto social em que muitas pessoas estão inseridas, através de simples ações de amor e cuidado.
Nesse período foram realizadas ações como atividades recreativas em hospitais, criação de uma biblioteca no presídio Masculino Sílvio Porto, onde os apenados foram cadastrados no projeto Cidadania é Liberdade, do Governo Federal e a realização de “Um dia de Princesa” no Presídio Feminino Júlia Maranhão. Os voluntários também participaram da distribuição de alimentos e kits de higiene pessoal para idosos e crianças.
O Godstock chegou também a Campina Grande e ao mmunicípio do Conde com a pintura de casas e limpeza de praças. Na Capital, precisamente, na Rua da Areia (Centro) e na orla da praia de Manaíra, voluntários fizeram a distribuição de rosas aos profissionais do sexo.
No encerramento, mais de dez mil pessoas de todas as idades participaram da “Caminhada pela Família e Contra a Corrupção”, que teve a concentração em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa e terminou na orla da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, com milhares de pessoas de todas as idades empinando pipas, que de acordo com Sergio Queiroz, representou o Espírito Santo.
A primeira edição do Godstock foi finalizada com dois grandes shows cristãos de rock nas areias da praia do Cabo Branco com atrações internacionais, como a Banda Salvador e Jaci Velasquez, além de bandas locais.
Segunda edição
Em 2012, entre 31 de outubro e 18 de novembro, na segunda edição do Godstock, o número de ações sociais aumentou para 62, com cerca de 1200 voluntários envolvidos em 19 dias.
A programação incluiu reforma de salas, playgrounds, bibliotecas em instituições de acolhimento infantil, envio de mensagem do Amor de Cristo à idosos e doentes em hospitais e instituições de acolhimento de idosos, ações de educação e conscientização em Escolas, Instituições prisionais juvenis, femininas e masculinas. O Godstock também promoveu campeonatos esportivos, campanhas de conscientização sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente.
Ainda dentro da programação foi dado início ao EC4 – Encontro sobre Cristianismo, Cidade, Cultura e Criatividade.
O encontro teve o objetivo de refletir sobre as ações da Igreja na cidade, dialogando com a cultura pós-moderna, visando à conscientização das pessoas, defendendo a existência de uma educação transformadora, promovendo o cuidado com o meio ambiente e o fomento da criatividade – focando na restauração da dignidade humana.
O encerramento aconteceu com a realização de dois shows ao ar livre e aberto ao público, nas areias do Cabo Branco, com as Bandas Palavrantiga e Dominic Balli da Califórnia.
Terceira edição
No terceiro ano do Godstock, os trabalhos em hospitais, instituições de Acolhimento infantil e de idosos, bem como as instituições prisionais foram realizados de forma contínua, entretanto, a reflexão e a preocupação com a família e seu papel na sociedade e no futuro, foram temas de grande importância durante o evento, que aconteceu de 30 de outubro a 17 de Novembro de 2013.
O desafio deste ano foi de levar o amor (sentimento que impulsiona o Godstock) ao bairro São José, na cidade de João Pessoa. O objetivo foi de alcançar milhares de famílias, estreitando os relacionamentos entre diversas classes sociais.
Todo o bairro foi mapeado e estratégias foram criadas para que voluntários treinados povoassem todo o local e distribuíssem cestas básicas, além de baterem porta a porta para convidar os moradores a participarem da festa de encerramento, na Domus Hall, no Manaíra Shopping.
Outra proposta foi o “Céu de João Pessoa, com o objetivo de reunir grupos de familiares e amigos nos lares, para um momento de comunhão. Às 22h todas as pessoas envolvidas em diversos bairros da Capital, soltaram fogos de artifício para representar a união das famílias. O céu de João Pessoa novamente ficou colorido, só que dessa vez com show pirotécnico.
PB Agora
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (9) estar pronto para assumir…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (9), o Boletim Epidemiológico de…
O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação…
Prestes a ser transferido do Bahia para o Santos, o meio-campista Thaciano anunciou a construção…
Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…
O senador Efraim Filho (União Brasil) revelou nesta quinta-feira (9) a possibilidade de uma aliança…