Criminoso usa nome do presidente da Câmara dos Deputados para tentar aplicar golpe

PUBLICIDADE

Imaginem Brasília ainda “pegando fogo”, após os atos de vandalismo praticados por bolsonaristas radicais aos prédios dos Três Poderes no último dia 8 de janeiro, e o presidente da Câmara Federal, o deputado, Arthur Lira (PP)/AL), ainda encontrar tempo para atuar como administrador de um banco de investimentos prometendo “lucros exorbitantes e fáceis” para alguns brasileiros? Claro que qualquer proposta nesse sentido, logo se notaria que se tratava de uma tentativa de um golpe para lesar investidores. Mas aconteceu.

Na tarde desta segunda-feira (16), um golpista usou o aplicativo de mensagem e a foto de Arthur Lira, para tentar aplicar golpes a alguns brasileiros, inclusive paraibanos, através do Telegram. Uma das mensagens fraudulentas foi dirigida para o aplicativo de uma professora de Campina Grande Marlene da Silva. A conversa que o PB Agora teve acesso, mostra a tentativa do golpista de conseguir extrair uma quantia da paraibana. E a promessa foi tentadora. Irresistível.

Na conversa, o homem que se passou por Arthur Lira, se apresentou como um dos administradores do BTG Pactual, uma instituição financeira internacional. Na conversa, o suposto “presidente da Câmara dos Deputados”, esqueceu os ataques terroristas ao “coração do poder” brasileiro, e apresentou as vantagens do investimento com a promessa de fazer dinheiro render “feito grama”. E com percentuais acima de qualquer valor oferecido pelo mercado financeiro.

Inicialmente ele se dispôs a fornecer algumas informações sobre o bot da empresa. O golpista se apresentou como um trader profissional que consiste em um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

Para tentar lograr êxito no golpe, ele garantiu a paraibana, que a aplicação era segura e o retorno quase imediato. A fórmula” segundo ele, seria simples: a pessoa depositava R$ 1.000,00 e inexplicavelmente, esse valor renderia 10 vezes mais. A margem de lucro ofertada pela operação, chamou a atenção da professora que questionou “Arthur Lira” sobre a proposta e teve dele a garantia de que se tratava de uma operação legal, segura e rentável. Para impressionar as vítimas, ele usa imagens de uma entrevista de Arthur Lira, com a tabela abaixado detalhando o valor elevado das margens de lucro.

“Meu nome é Arthur Lira, sou um trader profissional, temos um bot automatizado que negocia para nossos investidores com precisão. Depois de fazer seu depósito em sua conta da carteira bitcoin do Brasil, vincularemos sua conta da carteira bitcoin do Brasil à sua conta de negociação e ativaremos o bot e selecionaremos o valor a ser negociado” garantiu.

Ainda na tentativa de aplicar o golpe, o homem garantiu que o bot iniciaria o processo de negociação com o dinheiro da paraibana nos mercados mais famosos no mundo.

“Você terá seu primeiro lucro dentro de 24 a 48 horas. Se você começou com um depósito de 1.000 reais, no dia seguinte seu lucro estará em torno de 10.000-15.000 reais. Você pode sacar esse valor para o seu cartão de débito. O processo é 100% seguro”, garantiu o golpista.

A professora interrompeu a conversa, e prometeu acionar a polícia caso o golpista volte a insistir com a proposta. Até o fechamento desta matéria, o PB Agora não teve conhecimento se o presidente da Câmara dos Deputados descobriu que o seu nome estava sendo usado para tentativa de aplicação de golpes.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Reeleita pelo PP, prefeita de Conde avisa que João Azevêdo pode contabilizá-la no time para 2026: “Sou governista”

A prefeita de Conde, Karla Pimentel (PP), em entrevista nesta quinta-feira (25), reafirmou seu compromisso…

24 de outubro de 2024

Reta final: PB Agora divulga sábado, véspera da eleição, pesquisa Datavox de intenção de voto para a prefeitura de João Pessoa

O Portal PB Agora divulgará no próximo sábado (26) nova pesquisa Datavox de intenção de…

24 de outubro de 2024

Queiroga minimiza acusação da PGR e rebate: “Ação será infrutífera e sem fundamento”

O candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, reagiu de forma enfática ao pedido…

24 de outubro de 2024

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Marcelo Queiroga e ex-ministros por ações e omissões durante a pandemia

Nesta quinta-feira (24), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) apresentou representação criminal à Procuradoria-Geral…

24 de outubro de 2024

Cícero Lucena e Marcelo Queiroga divulgam horários e locais de votação; confira

Os dois candidatos ao cargo de prefeito de João Pessoa divulgaram os horários e locais…

24 de outubro de 2024

Pendurou as chuteiras: Renato Martins anuncia fim da vida pública após assumir vaga na CMJP

O vereador Renato Martins (Avante), empossado na última terça-feira (22) na Câmara Municipal de João…

24 de outubro de 2024