Governador João Azevêdo planeja integrar Porto de Cabedelo à ferrovia TransNordestina e aprimorar logística na Paraíba

PUBLICIDADE

O governador da Paraíba, João Azevêdo, revelou nesta segunda-feira (2) a possibilidade de interligar o Porto de Cabedelo à ferrovia TransNordestina. A declaração foi feita durante o programa “Conversa com o Governador”, transmitido pela Rádio Tabajara, e trouxe novos desdobramentos sobre a integração logística no Nordeste.

A conexão poderá ser viabilizada com a conclusão do trecho entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape, previsto para ser entregue entre 2028 e 2029. “A Paraíba tem interesse nessa ligação. Se a ferrovia se consolidar nesse trecho, será possível planejar a integração entre Cabedelo e Suape, ampliando a movimentação de cargas no estado e na região”, afirmou João Azevêdo.

O governador destacou ainda que a interligação do Porto de Cabedelo com os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) representaria um marco no transporte regional de mercadorias, fortalecendo o comércio interestadual e impulsionando a economia paraibana.

Rede ferroviária na Paraíba

A conexão com a TransNordestina envolveria a reativação do trecho ferroviário entre Recife e João Pessoa, que possui um ramal em Itabaiana atualmente desativado. João Azevêdo ressaltou que, para a Paraíba, a reestruturação desse ramal seria estratégica para integrar o estado a uma malha ferroviária mais ampla e moderna.

Investimentos na TransNordestina

Na última quinta-feira (28), João Azevêdo participou, em Brasília, da assinatura de um financiamento de R$ 3,6 bilhões pelo Banco do Nordeste, destinado à conclusão de outro trecho da TransNordestina, entre Eliseu Martins (PI) e o Porto de Pecém (CE).

Histórico da TransNordestina

Projetada em 2002 pelo Governo Federal, a ferrovia TransNordestina tinha previsão de conclusão para 2016, mas apenas 705 km dos 1.200 km planejados foram entregues. A obra tem como objetivo principal facilitar o escoamento de cargas entre os portos de Suape e Pecém, além de abranger áreas como Eliseu Martins (PI) e Porto Franco (MA).

O trecho atual em fase de construção conecta Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e Missão Velha e Acopiara, no Ceará, ampliando a integração regional.

A concretização da interligação entre o Porto de Cabedelo e a TransNordestina poderá abrir novas perspectivas para o desenvolvimento econômico da Paraíba e do Nordeste como um todo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena denuncia esquema de exploração de trabalho escravo na orla de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), denunciou um esquema de exploração de mão…

2 de dezembro de 2024

Hugo Motta já teve encontro com 13 bancadas estaduais em busca de apoio à sucessão de Arthur Lira

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) tem se movimentado intensamente para conquistar apoio na disputa…

2 de dezembro de 2024

Papai Noel chega no Aluízio Campos nesta segunda-feira (2) com distribuição de algodão doce e pipoca

A Prefeitura de Campina Grande, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos…

2 de dezembro de 2024

Flávio Dino libera pagamento de emendas parlamentares com novas regras de transparência e rastreabilidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta segunda-feira (2) a liberação…

2 de dezembro de 2024

Justiça suspende novamente obras do Parque da Cidade no antigo Aeroclube de João Pessoa

As obras do Parque da Cidade, no terreno do antigo Aeroclube de João Pessoa, foram…

2 de dezembro de 2024

Denúncia de fraude em cota de gênero pode cassar diplomas de Durval, Carlão e Fábio Lopes em JP

O Partido Liberal (PL) está na mira da Justiça Eleitoral após a abertura de uma…

2 de dezembro de 2024