O governador João Azevedo (Cidadania), sancionou a Lei que cria o dia estadual da cachaça paraibana. A partir de agora, a comemoração passa a ser feita no dia 10 de junho e a data integra o calendário oficial de eventos da Paraíba.
A Lei de autoria do deputado estadual Adriano Galdino (PSB), tem como justificativa o fato da Paraíba ser conhecida pela grande produção do destinado, sendo, inclusive, o estado do Nordeste que mais produz a bebida.
De acordo com o Anuário da Cachaça 2021, a cidade de Areia, no Brejo paraibano, é o quarto município do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça. O município de Alagoa Nova também faz parte desse ranking, ficando na 12ª posição.
A data estabelecida fica sendo o dia 10 de junho em virtude de a data representar o marco de instituição do produto como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba.
No último ranking divulgado pela a Cúpula da Cachaça com a lista com as 250 cachaças mais queridas do Brasil, a Paraíba foi destaque. No Estado, 19 tipos de cachaças de oito municípios paraibanos aparecem no ranking das mais queridas do Brasil.
No ano passado, cinco cachaças produzidas na Paraíba foram laureadas com medalhas de Prata e Ouro na 19ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2020. Desde a logística da cana-de-açúcar, o envelhecimento, o envasamento, favorecem a boa qualidade da cachaça paraibana.
PB Agora
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…