Categorias: Paraíba

Governo abre sindicância para apurar rebelião no Lar do Garoto

PUBLICIDADE

 O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), instaurou uma sindicância para apurar os fatos ocorridos no Lar do Garoto, unidade socioeducativa na cidade de Lagoa Seca no Agreste da Paraíba, durante o sábado (3), onde uma rebelião causou a morte de sete jovens internos. A abertura da sindicância foi assinada na terça-feira (6) e publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) desta quarta-feira (7).

No ato governamental ficou determinado que três procuradores do estado da Paraíba vão compor a comissão sindicante, inclusive um dos três, Paulo Márcio Soares Madruga, vai presidir a sindicância. Entre os objetivos do procedimento estão a apuração da responsabilidade dos servidores públicos da unidade e a composição de um relatório que vai servir de documento técnico para qualquer eventual decisão administrativa.

 

A comissão composta por Ricardo Coutinho tem o prazo de 30 dias, a contar da publicação do ato, para concluir a sindicância, podendo ainda prorrogar por procedimento por mais 30 dias. Ainda conforme o ato do governo da Paraíba, a comissão vai ter acesso a todos os documentos necessários para apuração e conclusão da sindicância.
 

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) tem registrados problemas graves na unidade socioeducativa Lar do Garoto Padre Otávio Santos desde o sábado (3), quando uma rebelião acabou na morte de sete internos e na fuga de outros seis, dos quais cinco permaneciam foragidos até a terça-feira. Na manhã desta quarta, outra fuga foi registrada na unidade. Desta vez, quatro internos com mais de 18 anos cerraram as grades e escaparam, segundo o vice-diretor da unidade, Francisco Souza.

Três pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de serem os responsáveis pelas sete mortes, e transferidos para o presídio do Serrotão, em Campina Grande. O último dos sete corpos dos adolescentes que foram mortos durante a rebelião foi liberado na segunda-feira (5). O corpo ainda aguardava reconhecimento e a apresentação da família para a liberação.

Das sete vítimas, cinco foram carbonizadas e morreram, depois que foram trancadas em um dos quartos do Lar do Garoto que foi incendiado. Outras duas vítimas foram agredidas até a morte, mas uma ainda teve o corpo carbonizado depois. Os laudos do IPC e Numol ainda não tinham sido divulgados até esta quarta-feira (7).

 

Direitos Humanos – Ontem, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) da Paraíba emitiu nota pública sobre a rebelião ocorrida no Centro Socioeducativo do Lar do Garoto, em Lagoa Seca, no Agreste paraibano. No documento, o CEDH culpa o Governo do Estado pelas sete mortes registradas. O conselho diz que já havia feito recomendações e ainda cobrou das autoridades esclarecimentos e investigações transparentes.
O Secretário Estadual de Segurança Pública da Paraíba (Sedes), Cláudio Lima, reconheceu os erros cometidos pelo governo, mas destacou que está unindo forças com outros órgãos e instituições para resolver o problema.

“Temos problemas de ordem estruturais que todos conhecem, como a superlotação, e que nós não fugimos e tentamos resolvê-los. Só que este problema não está só na área do executivo. É um problema que atinge um sistema. Não é só o Lar do Garoto. A responsabilidade é nossa. Nós, como entes estatais, estamos aqui para resolver”, disse o secretário.

 

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

Bancada de Cícero Lucena na CMJP contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores eleitos; veja lista

O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…

29 de outubro de 2024

Romero destaca papel de Veneziano e outros agentes políticos na reeleição de Bruno em CG

Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…

29 de outubro de 2024

JP terá aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…

29 de outubro de 2024