Governo constrói passagem molhada ligando Santa Cecília a Barra de Santana, no Agreste paraibano

PUBLICIDADE

A partir da próxima semana, as populações dos municípios de Santa Cecília e Barra de Santana, na região do Agreste paraibano, passarão a contar com uma obra que vai facilitar a locomoção na estrada vicinal e encurtar a distância entre as duas cidades, reduzindo também o tempo do percurso e fomentando o desenvolvimento socioeconômico. Trata-se da passagem molhada da localidade conhecida como Boi Seco de Cima, construída pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sobre um rio perene, viabilizando o trânsito de veículos e pessoas no local.

A obra tem uma extensão de 152 metros e investimento do Tesouro Estadual de mais de R$ 1 milhão e vai assegurar uma infraestrutura adequada, promover acessibilidade e garantir o escoamento da produção local, facilitando a interligação entre as cidades de Santa Cecília e Barra de Santana, que têm uma população de mais de 15 mil habitantes, com um percurso que, além de proporcionar uma grande economia de distância, favorece o deslocamento de veículos através daquela estrada.

A estrada de leito natural, segundo o gestor da obra, o engenheiro do DER Herbert Nóbrega Ventura, tem um tráfego intenso, tanto de carros, quanto de motos, por conta da ligação ao polo de confecções do povoado de Mororó e da cidade de Barra de Santana com Boi Seco, no município de Santa Cecília, na Paraíba. Além do consumo local, a produção de roupas segue para comercialização em Santa Cruz do Capibaribe, no vizinho Estado de Pernambuco, cujo acesso também foi facilitado com a construção da passagem molhada, que está próxima da divisa da Paraíba com Pernambuco, na ligação com as cidades Vertente do Lério e Surubim.

Atualmente a firma contratada – a empresa L&L Construções – está executando serviços de limpeza geral e concluindo a pintura dos balizadores de tráfego e a obra deverá ser entregue na próxima semana, apesar da dificuldade da sua execução, pois está localizada sobre um rio perene, com comportas sempre abertas.

Uma passagem molhada é uma obra rústica (que substitui uma ponte), uma espécie de passarela construída entre duas margens de um curso d’água (rios perenes) para permitir o trânsito de carros, pessoas ou animais durante o período de inverno.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja quando e onde vai ocorrer a diplomação dos eleitos em João Pessoa

Passados os dois turnos das Eleições Municipais 2024, a Justiça Eleitoral se prepara para a…

22 de novembro de 2024

Bosco Carneiro revela os motivos que proporcionou sua saída da oposição e desembarque na base do governo na ALPB

Em entrevista ontem (21), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, o deputado…

22 de novembro de 2024

TJPB passa a realizar audiências de custódia em novo modelo que busca mais imparcialidade

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu início, ontem (21), às primeiras audiências de…

22 de novembro de 2024

Saiba quando deve ocorrer o julgamento de Bolsonaro por envolvimento em um golpe

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36…

22 de novembro de 2024

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024