Categorias: Paraíba

Governo cria comissão para elaborar plano de coleta seletiva nos órgãos estaduais

PUBLICIDADE

Todos os órgãos públicos da administração direta e indireta do Governo do Estado vão adotar a coleta seletiva nas suas dependências. O decreto criando a comissão que será responsável pela elaboração e coordenação do Plano de Coleta Seletiva foi publicado no Diário Oficial de hoje (16).

De acordo com o Secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SERHMACT), Fábio Agra de Medeiros, coordenador da comissão, depois de elaborado, o plano será apresentado a todos os representantes dos órgãos, que serão capacitados para orientar os demais servidores a fazer a coleta de maneira correta.

A equipe, também formada pela presidente Maria de Fátima Ferreira de Araújo (UEPB) e pela secretária Wilma Araújo do Nascimento (Sudema), vai se reunir pela primeira vez já na próxima semana. Um dos primeiros passos do grupo é fazer um levantamento da quantidade e do tipo de resíduos produzidos pelos órgãos estaduais para melhor destinar as ações.

Cada órgão será responsável por adquirir os equipamentos necessários para a coleta de vidros, alumínios, papéis e plásticos. Em João Pessoa, a SERHMACT vai contar com o apoio da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Porém, em grande parte dos municípios, a coleta do material será feita pelas cooperativas de catadores de lixo, que têm papel fundamental no processo.

É bom lembrar que o processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente, gera emprego e renda. Muitas indústrias também estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Lei – A Lei Nº 9.293 institui o Programa de Beneficiamento de Associações e Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba com a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025