Governo da Paraíba convoca municípios para atualização do cadastro no Mapa do Turismo

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), está convocando os municípios paraibanos que estão liberados para atualização no sistema e que integram o Mapa do Turismo Brasileiro a realizarem até o dia 15 de março a atualização obrigatória anual do cadastro para que as informações sejam validadas dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.

O Ministério do Turismo enviou a notificação aos estados e municípios com antecedência de 60 dias do vencimento da data dos registros, via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA 2.0, para a preparação da documentação necessária conforme previsto na Portaria nº 41 de 24 de Novembro de 2021. A renovação do cadastro tem como objetivo garantir a manutenção da participação das cidades no programa de política pública federal e o recebimento de recursos destinados para o setor.

O Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do MTUR na Paraíba, Miguel Ângelo Gomes, chamou a atenção para que os gestores não percam o prazo. “O Sismapa 2.0 tem evoluído a cada ano, mas apesar de ser possível entrar a qualquer tempo, a atualização e criação de novas IGRS, segue um calendário específico. Atualmente os municípios têm 60 dias para atualizar, um prazo razoável. Temos buscado avançar na estruturação e sair do ciclo vicioso de atualizações e evoluir para um ciclo virtuoso onde os municípios possam efetivamente buscar outras alternativas e avançar enquanto destino, como é o caso, por exemplo, das regiões e dos municípios que integram o Projeto Paraíbe-se”.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma importante ferramenta que contribui para a geração de renda, a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Entre os objetivos podemos citar o mapeamento dos destinos turísticos brasileiros, o investimento em infraestrutura e serviços turísticos, a capacitação dos profissionais do setor e a promoção e divulgação dos atrativos turísticos dos municípios.

A secretária da SETDE, Rosália Lucas, afirma que tem acompanhado de perto os trabalhos do programa de regionalização e interiorização “Estamos buscando consolidar ainda mais o nosso litoral, sem deixar de olhar para os destinos que mais precisam e que têm grande potencial. Estar no Mapa é estar em evidência, deixando a porta aberta para novas oportunidades de desenvolvimento”.

O secretário executivo do Turismo, Delano Tavares, destacou que atualmente a Paraíba conta com 58 cidades no Mapa do Turismo, sendo 7 sob análise e outras 13 em processo de atualização, mas acredita que até o final de 2024, em parceria com o Sebrae, o estado terá um aumento de aproximadamente 25% no número de cidades inseridas.

A documentação deve ser apresentada de forma digital por meio do site sistema.mapa.turismo.gov.br. Após a aprovação das informações enviadas e inclusão no programa, o cadastro terá validade de um ano.

PB Agora com informações da Secretaria de Turismo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024