A Paraíba marca presença pela primeira vez na 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) da ONU, em Nova Iorque, evento que reúne representantes de diversos países para discutir a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A participação demonstra o compromisso do estado com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
A ministra Cida Gonçalves, acompanhada da primeira-dama Janja Lula da Silva, integra a delegação brasileira, demonstrando a retomada do protagonismo do país na discussão de políticas públicas com foco na igualdade de gênero.
Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, integra a comitiva oficial com mais de 10 secretárias estaduais. “É uma oportunidade única para a Secretaria se alinhar nas discussões internacionais sobre os direitos e o empoderamento das mulheres e meninas”, destacou Lídia.
A ministra Cida Gonçalves destacou a importância de garantir direitos, reduzir a pobreza e alcançar a meta de zero feminicídio no Brasil. A delegação brasileira também discutirá a articulação de políticas com países da América Latina e Caribe, o financiamento para a igualdade de gênero e a construção de um futuro digital onde as mulheres prosperem.
A abertura da CSW68 aconteceu nesta segunda-feira (11), com a ministra Cida Gonçalves discursando pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Ao longo da semana, a delegação brasileira participará de diversos eventos, incluindo:
- Mesa temática de financiamento sobre igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres (terça-feira, 12);
- Painel Ministerial com a ministra da Mulher e Equidade de Gênero do Chile, Antonia Orellana Guarello, e a ministra da Mulher da República Dominicana, Mayra Jiménez (quarta-feira, 13);
- Evento paralelo organizado pelo Ministério das Mulheres sobre “Ação interseccional e integrada no combate às desigualdades e na construção da igualdade de gênero” (quinta-feira, 14);
- Evento “Mulheres e o Nosso Futuro Digital na CSW68: Prontos para moldar um futuro digital onde as mulheres prosperem?” (sexta-feira, 15).