O Programa Cartão Alimentação beneficia 52 mil famílias, em 141 municípios. É um programa socioassistencial com concessão de auxílio financeiro para famílias em situação de extrema pobreza. Criado pelo Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi regulamentado através da Lei Estadual N° 12.166, de 20 de dezembro de 2021.
Todo dia 10 de cada mês, o Cartão Alimentação recebe um crédito no valor de R$ 50,00, não cumulativo. Esse crédito é válido para uso exclusivo na rede de estabelecimentos credenciados ao Programa, em todo território paraibano. Os mercados são identificados com banner do programa na fachada do estabelecimento.
O valor creditado no cartão deve ser utilizado para compras, exclusivas, de alimentos. A gestão do uso do valor é de responsabilidade do beneficiário, podendo ser utilizado entre o dia 10 até o último dia do mês.
Segundo a gerente Executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, a atualização cadastral é necessária para que o Programa Cartão Alimentação possa atender aos beneficiários que preencham as condicionantes estabelecidas na Lei Nº 12.166, de dezembro de 2021, que regulamenta o Programa. Conhecer quem são os beneficiários, bem como manter os dados atualizados, permite além do atendimento específico e direto com o crédito mensal, que a Sedh possa ofertar melhorias na qualidade de vida através de serviços que o estado disponibiliza.
Dias: 31 de julho, 1º e 2 de agosto
Local: Centro Social Urbano (CSU) Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho
Rua Nautília Mendonça, S/N – Alto dos Populares