Categorias: Paraíba

Governo da PB promove Semana da Visibilidade Trans em João Pessoa

PUBLICIDADE
 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou a programação da Semana da Visibilidade Trans.

O evento integra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nessa quarta-feira (29), e acontece de 10 a 14 de fevereiro, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. O encontro vai discutir temas como a luta pelos direitos humanos e cidadania de travestis e transexuais, além do enfrentamento à homofobia.

Para a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Nézia Gomes, o Governo do Estado fortalece a rede de atendimento ao público de travestis e transexuais oferecendo serviços estruturantes como o Espaço LGBT, que disponibiliza atendimento jurídico, psicológico e assistência social.

“O Governo da Paraíba respeita a diversidade sexual. O Espaço LGBT, por exemplo, concluiu, com êxito, 17 processos judiciais de mudança de pré-nome de travestis e transexuais, do interior e da capital, garantindo a retificação do nome de registro em todas as documentações oficiais, inclusive, certidão de nascimento e RG. Existem outros 10 processos em andamento”, afirma.

Os trans homens são mulheres que passaram ou que passam pelo processo de transexualização para o corpo masculino, isto é, já retiraram os seios, tomam hormônios masculinos e fizeram implantes. As trans mulheres são homens que passaram por este mesmo processo, mas no sentido inverso, para corpos femininos.

Para a socióloga, professora do Departamento de Comunicação Social da UFPB e pesquisadora na área de gênero, sexualidades e pós-modernidade, Margareth Almeida, a trans-visibilidade tornou-se pauta nesta reivindicação de sair dos guetos e percorrer as ruas.

“Através da construção do corpo, do sexo e da interpretação do gênero escolhido, os trans reafirmam as múltiplas possibilidades de produção do gênero no território da ambiguidade. Delatam a existência de novos estilos de vida. É o momento de mostrar as caras, histórias, desejos e desafiar as próprias nomeações, já que estas não conseguiram dar conta dos significados múltiplos e passageiros de quem os vivencia”, explica Margareth.

Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Queiroga e Sergio Queiroz satirizam episódio da cadeirada entre Datena e Pablo Marçal durante debate

Em um episódio que gerou grande repercussão no cenário político nacional, a briga envolvendo os…

16 de setembro de 2024

Wilson Filho endossa apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara e reitera força do Republicanos para majoritária em 2026

O secretário de Educação da Paraíba e deputado licenciado, Wilson Filho (Republicanos), reafirmou durante entrevista…

16 de setembro de 2024

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024