Categorias: Paraíba

Governo discute inventário florestal da Paraíba para lançamento oficial

PUBLICIDADE

O Inventário Florestal do Estado da Paraíba, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2019, foi discutido em reunião na Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma). Durante a reunião foram apresentados resultados preliminares do Inventário Florestal Nacional (IFN), realizado na Paraíba pelo representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).Participaram também da reunião técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Secretaria de Estado da Agricultura e Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema).

 

O objetivo do encontro foi receber contribuições dos técnicos do Estado sobre as áreas de vegetação na Paraíba e a partir disso compilar as informações constantes no relatório, adequando a realidade local, chegando a um resultado final. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é o responsável pela implementação do Inventário Florestal Nacional (IFN) em todo o país.

 

De acordo com o consultor da FAO, Gustavo Pinho, para o Estado da Paraíba a coleta de campo já foi concluída, os dados foram processados e analisados chegando a resultados preliminares. “Com uma das etapas para elaboração dos relatórios dos resultados do IFN de cada Estado, o SFB se reúne com os governos estaduais para uma discussão técnica, visando construir em conjunto os resultados finais do documento”, explicou Gustavo.

 

Segundo ele, o inventário florestal na Paraíba foi feito nos anos de 2016 e 2017 e foram coletados dados de 151 pontos amostrais distribuídos uniformemente pelo Estado, por meio de realização de coletas botânicas, análises de solo e entrevistas com os moradores das áreas, sobre o entendimento da população com relação ao meio ambiente. O estudo visa à elaboração de relatório final com o Estado para o planejamento de políticas públicas de preservação e recuperação da flora no Estado.

 

O assessor técnico da Seirhma, Itaragil Venâncio Marinho, informou que o Estado tem uma tradição de regeneração da flora nativa após o ciclo do algodão nos anos 80. “A Paraíba tem uma boa cobertura florestal, mas está dentro da área de desertificação. Foi elaborado nos últimos quatro anos o plano de combate à desertificação no Estado. A intenção a partir da compilação do inventário florestal é convocar os setores produtivos, órgãos e entidades que trabalham com políticas de fomento, agrícola, florestal e de meio ambiente para discutir a nossa realidade, com o objetivo de possibilitar e recuperar as perdas”, ressaltou Itaragil.

 

Redação

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024