Categorias: Paraíba

Governo do Estado autoriza construção do Hospital de Mamanguape

PUBLICIDADE

Ordem de serviço da obra será assinadaàs 10h pelo governador em exercício

O governador interino do Estado, Luiz Sílvio Ramalho Júnior, assina às 10h desta quarta-feira (22), a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Mamanguape, que terá 142 leitos e beneficiará diretamente a população dos 11 municípios que formam o Vale do Mamanguape, beneficiando mais de 135 mil pessoas. A obra vai custar R$ 9.414.616,24. A solenidade acontecerá no terreno onde será erguido o hospital, que fica no Centro da cidade.

O secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, explicou que, em 2001, o Governo do Estado adquiriu um prédio onde funcionava uma maternidade particular para instalar o hospital e, no ano seguinte, foi iniciada uma reforma. “Como a obra não teve continuidade em 2003, o imóvel ficou abandonado e acabou se deteriorando. Diante disso, tivemos que fazer um novo projeto para atender as necessidades da região, que mudaram ao longo desses quase oito anos. Agora, a solução é derrubar o prédio e fazer uma nova construção”, disse.

142 leitos – O hospital terá 142 leitos, sendo 119 de enfermarias e isolamento; dez de terapia intensiva (UTI); três de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); seis de observação geral e quatro de observação obstétrica. A obra será construída em um terreno de 5.965,49 metros quadrados e terá 6.286,76 metros quadrados, sendo 3.155,97 no pavimento térreo, 1.629,74 no primeiro pavimento e 1.501,05 no subsolo.

No térreo, serão construídas 11 enfermarias, três salas de cirurgia, três consultórios, a UTI, três salas de PPP, farmácia, salas de endoscopia, ultrassonografia, raio-x, tomografia e gesso, entre outros. O primeiro pavimento terá 12 enfermarias, dois postos de enfermagem, um quarto de isolamento, setor de administração, um laboratório, um Serviço de Arquivo Médico e um auditório para 90 pessoas. No subsolo, ficarão sete enfermarias, uma sala de curativo, uma sala de ultrassonografia e um consultório ginecológico, entre outros setores.

Além de Mamanguape, que tem 41.677 mil habitantes, o Vale do Mamanguape é composto por outros dez municípios: Baia da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mataraca, Marcação, Rio Tinto e Pedro Régis. O hospital também atenderá os pacientes que se envolverem em algum acidente no trecho norte da BR-101.

Obras em andamento – Com a assinatura da ordem de serviço do hospital de Mamanguape, serão 11 obras de hospitais em andamento no Estado: Trauma de Campina Grande; Hospital Distrital de Taperoá; Maternidade Peregrino Filho (Patos); hospitais regionais de Monteiro, Picuí e Pombal e os hospitais municipais de Sumé, Pedras de Fogo, São Bento e Belém do Brejo do Cruz.

Das obras retomadas pelo Governo do Estado, nesta gestão, quatro já foram inauguradas: Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa (reforma e ampliação), e hospitais de Itabaiana, Queimadas e Itapororoca (construções). Estão em licitação as obras de reforma e ampliação dos hospitais de Cacimba de Dentro e o Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa.

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB

Um reitorado inclusivo, que promova diálogo e transparência. Uma gestão com foco nas demandas da…

15 de novembro de 2024

Adriano Galdino defende união da base em favor de nome com maior apoio popular na disputa pelo Executivo em 2026

Na corrida para ter seu nome na disputa pelo Governo do Estado em 2026, o…

15 de novembro de 2024

No Azerbaijão, Veneziano aponta Brasil como vanguardista na aprovação de medidas de combate às mudanças climáticas durante COP29

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), está em Baku, no…

15 de novembro de 2024

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…

15 de novembro de 2024

24 horas após crime, polícia prende integrante de quadrilha que ‘explodiu’ cofre em Lagoa Seca

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta quinta-feira (14), um jovem de 22 anos suspeito…

15 de novembro de 2024