O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), com o Projeto Escola de Conselhos, capacitará, neste ano, 1.760 novos conselheiros tutelares e de direito, que assumiram o cargo no último dia 10. O investimento é de R$ 1 milhão, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Os novos conselheiros foram eleitos em outubro do ano passado no 1º Processo de Escolha Unificada em todo o Brasil.
“O processo de escolha unificada para conselheiros tutelares gerou uma demanda de formação para os novos conselheiros eleitos que tomaram posse. Neste sentido, a Sedh, por meio do projeto da Escola de Conselhos, que está em sua terceira versão, capacitará 1.760 conselheiros dos 223 municípios paraibanos. A formação acontecerá de forma descentralizada para facilitar o acesso dos conselheiros”, informou a coordenadora da Escola de Conselhos, Carmen Meireles.
A formação terá início em março de forma descentralizada nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Monteiro para facilitar o acesso dos conselheiros de toda a Paraíba.
Mais ações – O Governo do Estado iniciará neste ano, em conjunto com a Rede de Proteção a Criança e Adolescente, a elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, que norteará todas as ações que devem ser adotadas sobre Direitos Humanos nos próximos dez anos.
Outros quatro planos que garantem os direitos das crianças e adolescentes foram concluídos: Plano Estadual de Violência Sexual, Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária, Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Ainda como iniciativa de conscientizar a população sobre a importância da proteção a criança e adolescente, a Sedh, em 2015, realizou a quinta edição do Prêmio Criança PB de Jornalismo, no qual contemplou jornalistas de seis categorias e lançou o site do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Paraíba (Cedca-PB), mais uma ferramenta para divulgação dos serviços, atas e editais para projetos.
Disque Denúncia – Outra ação é o Disque Estadual 123, que atende de forma sigilosa a toda denúncia de violação de direitos. As denúncias são monitoradas por uma equipe formada por psicólogo, assistente social e advogado.
Para os casos de ameaça de morte, a Paraíba conta com o Programa de Proteção a Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM) que garante proteção integral das vítimas e da família.
Secom-PB
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…