O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), entregou, nessa quinta-feira (14), a reforma e ampliação da Unidade Prisional Mário Soares Mendonça, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano.
Após a reforma, a unidade ganhou sistema de monitoramento eletrônico, sala de acompanham
ento com três monitores – inclusive com acompanhamento do Centro de Operações Penitenciárias (Copen) em João Pessoa, sala para Defensoria Pública, parlatório, sala de direção, refeitório para agentes, alojamentos masculinos e femininos para agentes penitenciários e policiais militares, duas novas celas, sala de revista, garagem para viaturas, ampliação de seis para 36 vagas para albergados e aumento de 32 para 80 leitos no regime fechado.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, lembrou iniciativas que contribuem com o melhoramento dos serviços prestados pelo sistema prisional paraibano. Em seguida, ele realizou a entrega dos novos equipamentos disponibilizados para a instituição, junto com o gerente do Sistema Prisional (Gesipe), Jardson Bezerra.
A juíza da Vara das Execuções Penais de Monteiro, Andréa Arcoverde, ressaltou a reforma. “A preocupação do Poder Judiciário sempre foi de conceder condições dignas de cumprimento de pena para estas pessoas em situação de cárcere, para que os mesmos possam recuperar suas trajetórias de vida e poder sair daqui melhores do que entraram, aproveito para a agradecer os esforços da Seap para a concretização desta obra”, comentou a juíza.
Autoridades dos poderes estadual e municipal, religiosos, agentes de segurança e representantes da população participaram da solenidade. A banda filarmônica Sebastião Brito fez a abertura oficial.
Secom/PB