Categorias: Paraíba

Governo do Estado promove palestra sobre esclerose múltipla na Funad

PUBLICIDADE

 O Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla será lembrado nesta sexta-feira (28), no Auditório Jimmy Queiroga, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). O evento, que é uma iniciativa do Centro de Referência de Esclerose Múltipla de Estado da Paraíba (Crem-PB), da Secretaria de Saúde do Estado, com apoio da Funad, acontecerá às 14h e trará à Paraíba uma das maiores autoridades no assunto, o psiquiatra Fernando Spolidoro, que falará sobre a Esclerose Múltipla como fator de risco para a depressão e ansiedade e abordará questões importantes sobre o convívio com a doença. O evento é destinado às pessoas com esclerose múltipla, familiares e profissionais de saúde.

 

A esclerose múltipla é uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central, crônico-degenerativa, não transmissível e que não tem cura. Alguns dos sinais e sintomas são alteração visual, desequilíbrio, falta de força muscular em braços e pernas, dificuldade para falar e engolir.

 

A faixa etária mais acometida pela doença é de 20 a 50 anos e o tratamento é com uso de medicamentos contínuos. Devido ao alto custo, o Ministério da Saúde faz a distribuição através das Secretarias de Saúde dos Estados. Na Paraíba, os pacientes recebem apoio total do Crem, que possui equipe multidisciplinar.

 

Entre as ações do Crem estão o diagnóstico, assistência farmacêutica, tratamento clínico, reabilitação, feita através da Funad, apoio às associações e organizações não governamentais de portadores de EM e encaminhamento de pacientes para atendimento hospitalar, caso seja necessário. A equipe é coordenada pela neurologista Bianca Etelvina Santos de Oliveira.

 

O Crem possui ambulatório de neurologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia e psicologia. Funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Os telefones do Crem são: 3214-7879, ramal 206; 98890-2796 e 99628-3125.

 

Segundo a neurologista Bianca Etelvina, o diagnóstico precoce é muito importante. “O tratamento precoce e adequado para cada paciente permite um convívio mais responsável e tranquilo com a doença e maior qualidade de vida. Mas é preciso que tanto o paciente quanto a família estejam comprometidos, sem preconceito e com disposição para seguir os procedimentos e, assim, seguir a vida normal”.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025