Categorias: Paraíba

Governo do Estado realiza curso pioneiro para vacinadores em Campina Grande

PUBLICIDADE

Enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios que integram a 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Saúde participam, nesta quarta-feira (29), às 8h, da aula inaugural do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Sala de Vacina, que será realizada no Centro de Formação de Educadores, próximo ao Caic das Malvinas, em Campina Grande. O curso, pioneiro no Estado da Paraíba na modalidade de ensino à distância, é resultado de um convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB).

 

O curso tem como objetivo principal aperfeiçoar, com base no Programa Nacional de Imunização (PNI), os conhecimentos e habilidades dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do SUS que atuam nas salas de vacina do Estado da Paraíba, considerando a importância destes profissionais no aumento da cobertura e, consequentemente, na redução das taxas de morbidade e mortalidade da população. Outros objetivos incluem a atualização das técnicas de armazenamento e procedimentos com imunobiológicos, além de reflexões sobre a importância dos indicadores de saúde.

Os participantes do curso terão dois momentos presenciais, nesta quarta-feira e, ao final do quarto mês, no encerramento dos sete módulos. Os momentos presenciais acontecerão nas cidades-polo e, no caso de Campina Grande, o município sedia a 3ª GRS e, junto com a 4ª e 5ª Gerências, forma a 2ª Macrorregião de Saúde do Estado. Os encontros presenciais serão facilitados pelos tutores, que acompanharão o desenvolvimento das atividades e a frequência nos ambientes virtuais de aprendizagem, que visam a facilitar os estudos em horários mais convenientes para os profissionais, que não precisarão se ausentar do trabalho.

 

No primeiro encontro presencial, serão apresentados aos profissionais a metodologia do curso, os tutores e a plataforma na qual será oferecido o ensino à distância. Os sete módulos serão divididos em: Introdutório, Bases epidemiológicas, Bases imunológicas, Aspectos técnicos e administrativos da sala de vacina, Conservação dos imunobiológicos, Vacinação na rotina do serviço de saúde, Fontes de informações para SI-PNI. A avaliação será processual, considerando o desempenho, interesse, participação e frequência nas atividades disponibilizadas.

 

Serão oferecidas 25 turmas simultâneas, distribuídas pelas quatro Macrorregiões de Saúde do Estado e os momentos presenciais serão realizados, além de Campina Grande, em João Pessoa, Patos e Sousa.


Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem morre atropelada após cair de carro enquanto gravava vídeo, em João Pessoa

Uma jovem de 24 anos, identificada como Amanda dos Santos Barbosa, morreu na madrugada desta…

18 de novembro de 2024

Inscrições para concurso público da UFPB estão abertas a partir de hoje

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre, a partir de hoje (18), as inscrições para…

18 de novembro de 2024

Combate ao comércio ilegal de animais silvestres em cativeiro aumentou 58% na PB

Em entrevista à imprensa paraibana o capitão Wellington Aragão, chefe da Fiscalização Ambiental da Superintendência…

18 de novembro de 2024

Romero Rodrigues não descarta o nome de Bruno Cunha Lima como candidato a governador em 2026: “Basta ele querer”

Em entrevista à imprensa campinense nesta segunda-feira (18.11.2026), o deputado federal e líder do Podemos…

18 de novembro de 2024

Incêndio destrói oficina mecânica em João Pessoa; suspeitos podem ter provocado o fogo

Uma oficina mecânica foi completamente destruída por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (18), em…

18 de novembro de 2024

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

18 de novembro de 2024