Governo Federal autoriza importação de arroz para recompor estoques públicos

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (10), o Governo Federal autorizou a importação, em caráter excepcional, de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é recompor os estoques públicos para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes dos eventos climáticos extremos ocorridos no Rio Grande do Sul.

A ação foi tomada por meio da Medida Provisória (MP) Nº 1.217, publicada em edição extra do Diário Oficial no dia 9/05. De acordo com o documento, a compra de arroz por meio de leilões públicos, a preço de mercado, é válida para 2024. Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas.

“Além de não deixar faltar arroz no país, com esta medida, vamos garantir que o preço não suba em função da especulação de alguém que queira se aproveitar da situação que vive o Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

O Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes desde o final de abril, responde por 70% da produção de arroz no país. “É importante dizer também que não vamos trazer tudo de uma vez só para não competir com a nossa produção local. Nós temos que proteger nossos agricultores, mas estamos com muita atenção para que os preços não fiquem altos para os consumidores. A Conab vai continuar cumprindo a sua grande missão, que é garantir o abastecimento no país”, completou.

Em ato conjunto, os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Fazenda (MF) definirão, mediante proposta da Conab, a quantidade de arroz a ser adquirida, os limites e as condições da venda do produto, incluída a possibilidade de deságio. Também foi autorizada a inclusão, nos leilões, dos custos relativos ao preço da sacaria e da remoção do produto para as localidades de entrega definidas pela Companhia.

Por fim, a Medida Provisória dispensa inclusive a exigência da certificação de que trata a Lei nº 9.973, de 29/05/2000, que dispõe sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários, o que deverá agilizar as operações.

Fonte: Conab

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

América-RN goleia Treze na Arena das Dunas e deixa time da PB na lanterna da chaveAmérica-RN goleia Treze na Arena das Dunas e deixa time da PB na lanterna da chave

América-RN goleia Treze na Arena das Dunas e deixa time da PB na lanterna da chave

O América-RN não tomou conhecimento do Treze-PB e aplicou uma goleada de 4 a 0…

26 de abril de 2025
João convida paraibanos para convenção do PSB que marcará sua posse como presidente estadual da siglaJoão convida paraibanos para convenção do PSB que marcará sua posse como presidente estadual da sigla

João convida paraibanos para convenção do PSB que marcará sua posse como presidente estadual da sigla

O governador da Paraíba, João Azevêdo, convidou, neste sábado (26), a população e lideranças políticas…

26 de abril de 2025
Suspeito é preso com drogas e arma após troca de tiros com a PM em CabedeloSuspeito é preso com drogas e arma após troca de tiros com a PM em Cabedelo

Suspeito é preso com drogas e arma após troca de tiros com a PM em Cabedelo

Na madrugada deste sábado (26), policiais militares da 6ª CIPM e do CPCães prenderam um…

26 de abril de 2025

Em três dias, Polícia Civil prende oito investigados pela prática de violência doméstica na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams),…

26 de abril de 2025

Polícia Militar prende suspeito por porte ilegal de arma em Camalaú

Na noite dessa sexta-feira (25), policiais militares do 11° BPM prenderam um homem por porte…

26 de abril de 2025

Ilha de calor irradia desenvolvimento, empreendedorismo e transforma o Sertão da PB em paraíso das energias renováveis

Uma fonte de energia inesgotável. Um recurso natural que promove o equilíbrio sustentável, incentiva o…

26 de abril de 2025