Governo firma convênio com Instituto Casa Azul e amplia atendimento a autistas no Brejo paraibano

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), assinou, nessa terça-feira (30), convênio com o Instituto Casa Azul, sediado na cidade de Solânea, e mais oito municípios do Brejo paraibano. A ação permitirá a ampliação das instalações da instituição e dos serviços ali prestados, passando a atender cerca de 400 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nos municípios de Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Casserengue, Dona Inês, Serraria, Solânea.

A solenidade de assinatura contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. Conforme o novo convênio, caberá ao Governo Estadual o aporte de recursos para execução do serviço, enquanto os municípios disponibilizarão profissionais e técnicos que atuarão no atendimento: professores, psicólogo, psicopedagogo clínico, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e porteiro. Já o Instituto Casa Azul fará cessão e o gerenciamento das instalações físicas adequadas para o atendimento.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, destacou a importância do atendimento para aqueles que mais precisam, reiterando que algo fundamental para que isso aconteça são as parcerias firmadas, citando como exemplo o Instituto Casa Azul. “Por meio de convênio com o Governo do Estado e pactuação com oito municípios da Região do Brejo, o Instituto, que hoje atende cerca de 200 crianças com Transtorno do Espectro Autista, passará a atender 400 crianças e adolescentes, beneficiando inúmeras famílias que antes precisavam viajar mais de 2 horas para conseguir atendimento em João Pessoa”, observou.

E prosseguiu: “A solidariedade é uma construção e a inclusão é um dever de todos nós, principalmente dos agentes públicos. Fizemos questão de sair da Capital e vir a Solânea dialogar, construir e pactuar esse novo momento de assistência ao Brejo. Agradeço ao Instituto pelo compromisso e aos prefeitos da Região, sensíveis ao compromisso com essa causa”.

A diretora geral do Instituto Casa Azul, Edilma Azevedo, disse que o Instituto é uma clínica-escola para atendimento de autistas. “Iniciado há cinco anos, o projeto foi idealizado por um grupo de pais de autistas. E hoje esse convênio tríplice sendo firmado, esse Centro será de grande valia para o desenvolvimento desses autistas. Isso mudará completamente, teremos a parte clínica e terapêutica. Sem as terapias a criança não desenvolve. Só temos que agradecer a Deus, ao Governo do Estado e às prefeituras por esse grande feito”, comemorou.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024