O novo guia atualizado para denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa já está disponível na versão online no site do governo do Estado – no link https://bit.ly/2k00V7E – e também na versão impressa. A publicação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) contém informações que ajudam a população a fazer denúncias e os profissionais a encaminharem os casos de crimes com motivação racial. Os guias serão distribuídos em todo o Estado, incluindo escolas, para estimular o debate sobre o racismo e a intolerância religiosa.
No guia, a população tem acesso aos locais com endereços para fazer a denúncia, a exemplo da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnico-raciais e delitos de Intolerância Religiosa (Dechradi), localizada no Centro de João Pessoa. Também está incluso o crime de injúria racial, que foi equiparado ao crime de racismo (Lei 7.716/89), tornando-o imprescritível e inafiançável. As denúncias podem ser feitas pelos serviços 190 (emergência) e também pelo Disque 197 (denúncia).
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, ressalta a importância de discutir a temática em diversos espaços e com diversos públicos, a exemplo de profissionais da educação, da saúde e da segurança pública. “É preciso que a população fique atenta às diversas formas em que o racismo se manifesta para compreender como enfrentá-lo”, explica.
Segundo a secretária executiva Lídia Moura, o guia é fundamental para trabalhar com movimentos sociais e lideranças. “É um trabalho diário porque o racismo é um crime que poderíamos chamar de invisível e a sociedade não quer olhar para isto” afirma.
Para o gerente de Equidade Racial da Semdh, Roberto Silva, o guia traz informações atualizadas também com dados sobre intolerância religiosa. “O racismo e a intolerância religiosa afetam a sociedade na medida em que atinge cada pessoa em sua individualidade”, afirma Roberto Silva, que informa que Governo também está trabalhando com a elaboração do Plano de Igualdade Racial, que deverá ser lançado em novembro.
Redação com Secom/PB
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…