O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (13), no Palácio da Redenção, a programação alusiva ao Mês da Juventude, que constará de um conjunto de 130 ações a serem realizadas em 65 cidades da Paraíba. Com o tema “Juventude Livre é Juventude Viva”, o Mês da Juventude vai contar com shows, palestras, oficinas, apresentações culturais e outras ações. Durante a solenidade, também houve a criação do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas Públicas para a Juventude.
O governador Ricardo Coutinho esteve presente na solenidade e destacou ações desenvolvidas para a juventude, ressaltando que o protagonismo juvenil é essencial para tornar o jovem cada vez mais consciente da realidade. “O Governo realiza durante todo o ano diversas ações para a juventude. Temos o Gira Mundo, o festival Arte em Cena, o Prima, o incentivo ao esporte e ao empreendedorismo, enfim, entendemos que realizar políticas públicas para a juventude é fundamental para proporcionar uma condição de vida melhor para os jovens”, observou.
A secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, afirmou que o Mês da Juventude acontece há quatro anos como uma forma de fortalecer o desenvolvimento de ações para os jovens. “26% da população é formada por jovens e temos avançado bastante nas políticas públicas para a juventude. Essa programação celebra o êxito das políticas públicas para os jovens. O Governo também vai firmar, em breve, um convênio com a Universidade Federal da Paraíba para a realização do mapeamento da juventude paraibana e do Plano Estadual da Juventude”, adiantou.
Fórum
O Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas Públicas para a Juventude da Paraíba, criado durante a solenidade, tem como uma das funções constituir um mecanismo público de debates em torno das demandas e direitos dos jovens, com enfoque nos princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude.
“Esse mecanismo vai funcionar como agente integrador entre os municípios e o Governo do Estado para aglutinar ideias e demandas de cada município. Dessa forma vamos ampliar as políticas públicas para os jovens. O Fórum vai ajudar a socializar as ideias voltadas à juventude, fazendo com que o trabalho avance em todos os municípios de maneira vertical”, explicou o integrante do Fórum, Alex Santos.
A estudante Sandra Campelo faz o 3º ano do Ensino Médio e contou que sempre participa das ações do Mês da Juventude. “Acredito que este mês seja especial, por se tratar de um momento onde o jovem é o foco das ações. Sempre participo das palestras, shows e este ano vou ver a programação para estar presente no que for possível”, afirmou.
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000