A Operação Carro-Pipa, que distribui água potável a moradores do semiárido do Nordeste, em áreas atingidas pela seca, foi retomada neste mês de maio em Campina Grande. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o abastecimento emergencial estava suspenso desde novembro de 2022, após cortes no orçamento pelo Governo Federal.
De acordo com Ruiter Sansão, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizada continua responsável pela operação em Campina Grande e pela contratação dos pipeiros. Neste retorno dos serviços de abastecimento, apenas dois estão fazendo a distribuição de água na zona rural da cidade, cada um abastecendo três localidades por dia.
Neste mês, a Operação Carro-Pipa começou a partir da segunda quinzena e vai até o dia 31, beneficiando 45 localidades da zona rural e assentamentos, totalizando uma população de 2.178 pessoas. A distribuição é realizada de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Os pipeiros vão percorrer uma distância de 1.821 quilômetros.
A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população rural de Campina Grande. Diariamente, representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária acompanham a distribuição de água.
A fiscalização do trabalho é feita todos os dias, quando também são observados os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos, além do uso de EPIs por parte dos pipeiros. Para atender o abastecimento das 100 cisternas coletivas cadastradas pela Defesa Civil, são necessários 113 carros-pipa. A distribuição da água está sendo feita por pipeiros contratados pelo Exército.
O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, sempre destaca a importância da fiscalização, por parte da população, com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do (83) 99645.2330 ou 3310.6765.