Categorias: Paraíba

Gripe ou covid: PMJP orienta população a procurar atendimento médico em casos de síndromes gripais

PUBLICIDADE

A descoberta da nova cepa da influenza, batizada de H3N2 Darwin, tem aumentado a procura dos serviços de saúde da Prefeitura de João Pessoa. Os sintomas são bem parecidos com os da Covid-19, como febre, dor de garganta, tosse, coriza, indisposição. Por isso que a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar atendimento médico nas unidades de saúde da família, policlínicas, unidades de pronto atendimento e em hospitais para casos mais graves.

“Esse aumento para diagnóstico da síndrome gripal na rede pública de saúde tem sido registrado em todo o Brasil. Alguns Estados já registram surto de gripe, mas a Paraíba ainda não”, declarou Rayana Coelho, diretora de Assistência Básica à Saúde de João Pessoa, acrescentando que o aumento de casos da doença deve não só ao surgimento de novas cepas da influenza, mas também a mudança de clima com a chegada do verão.

Ela recomenda a população para procurar as unidades de saúde da família ao sentir os primeiros sintomas tradicionais da gripe. “Tendo em vista que o médico é o profissional capaz de diagnosticar a doença, medicar e encaminhar para a rede municipal para o tratamento adequado”, ressalta.

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, garante o diagnóstico da síndrome gripal em 96 unidades de saúde da família, com atuação de 203 equipes para atender a demanda. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo das 11h ao meio dia para o almoço.

“Nos finais de semana e feriados, quem apresentar sintomas gripais pode procurar as quatro UPAS da rede municipal, distribuídas nos bairros do Valentina, Bancários, Manaíra (Oceania) e Cruz das Armas”, acrescentou.

Os sintomas – A infecção pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, causando mal-estar e é considerada mais perigosa para idosos, crianças e pessoas com comorbidades. As principais reações são: coriza, tosse, dores no corpo, de cabeça e também de garganta, além de indisposição e febre.

Para evitar novos contágios da doença, os médicos recomendam aos pacientes com esses sintomas que fiquem no isolamento por sete dias, além de repouso, boa alimentação, hidratação e uso de medicação prescrita para aliviar as dores e febre.

Proteção – A diretora de Atenção à Saúde da rede municipal de João Pessoa disse ainda que, para se proteger, é fundamental que a população mantenha os mesmos cuidados recomendados pelos órgãos de saúde no combate à Covid-19, entre eles, distanciamento, uso de máscaras e lavagem das mãos com frequência, entre outros.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024