No mês de comemoração da cultura popular, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Sousa, apresenta dois grupos tradicionais do Rio Grande do Norte, no sábado (22), a partir das 19h, no Calçadão Mundinho Teodoro – ao lado do CCBNB, no Centro. O objetivo da programação é valorizar a cultura popular e danças tradicionais folclóricas, que representam a vivacidade e longevidade passadas de geração em geração.
Às 19h, o Grupo Caboclos do Mestre Bebé mistura brincadeiras tradicionais da cultura indígena e religiosidade, onde os dançarinos emitem um som alegórico enquanto sapateiam incessantemente para compor a base percussiva junto à zabumba, pandeiro, sanfona e triângulo. Tudo isso misturado as vestimentas e máscaras multicoloridas que são feitas manualmente.
Logo após, às 20h, o Grupo Rei de Congo do Mestre Bebé, que existe há mais de 80 anos, apresenta-se. Eles já foram premiados pelo Ministério da Cultura e Fundação José Augusto e participaram do 4º Encontro dos Mestres do Mundo, em 2008. A dança tradicional que era realizada para festejar a Festa de Reis conta com homens e mulheres vestidos com adereços tradicionais, dançando, cantando e tocando sanfona, fole, violão, reco-reco e zabumba. A apresentação é aberta ao público.
Ascom