No mês de comemoração da cultura popular, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Sousa, apresenta dois grupos tradicionais do Rio Grande do Norte, no sábado (22), a partir das 19h, no Calçadão Mundinho Teodoro – ao lado do CCBNB, no Centro. O objetivo da programação é valorizar a cultura popular e danças tradicionais folclóricas, que representam a vivacidade e longevidade passadas de geração em geração.
Às 19h, o Grupo Caboclos do Mestre Bebé mistura brincadeiras tradicionais da cultura indígena e religiosidade, onde os dançarinos emitem um som alegórico enquanto sapateiam incessantemente para compor a base percussiva junto à zabumba, pandeiro, sanfona e triângulo. Tudo isso misturado as vestimentas e máscaras multicoloridas que são feitas manualmente.
Logo após, às 20h, o Grupo Rei de Congo do Mestre Bebé, que existe há mais de 80 anos, apresenta-se. Eles já foram premiados pelo Ministério da Cultura e Fundação José Augusto e participaram do 4º Encontro dos Mestres do Mundo, em 2008. A dança tradicional que era realizada para festejar a Festa de Reis conta com homens e mulheres vestidos com adereços tradicionais, dançando, cantando e tocando sanfona, fole, violão, reco-reco e zabumba. A apresentação é aberta ao público.
Ascom
A Polícia Civil da Paraíba localizou o veículo envolvido no atropelamento que matou o ciclista…
A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal apuram novas ameaças de morte…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última quarta-feira, 8, que foi convidado para a…
Um veículo oficial do Governo da Paraíba, modelo Honda Civic de cor preta, foi encontrado…
Após sofrer importunação sexual por motorista de aplicativo em João Pessoa, uma mulher de 26…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, iniciou ontem (09), a formação da equipe que…