Halloween é feriado? Conheça origens do Dia das Bruxas e como chegou ao Brasil

PUBLICIDADE

Já preparou a fantasia para este Halloween? Nesta quinta-feira (31) o Dia das Bruxas é celebrado nos Estados Unidos, em boa parte do mundo e em algumas festas no Brasil.

O Halloween nasceu no Reino Unido, mas ficou popular mesmo do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos. O nome deriva de ‘All Hallows Eve’, que significa ‘Véspera de Todas as Almas’, que significa a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro.

Historiadores apontam que a festa teria surgido a partir de celebrações em homenagens aos mortos, como o Dia de Finados no Brasil. Parte das tradições do Halloween também se inspiraram no Samhaim, festa tradicionalmente celta.

Ela marcava o fim das colheitas e início do inverno, mas que se acreditava que as almas dos mortos visitavam os familiares e a transição do período mais iluminado para o período mais escuro do ano.

O Halloween embarcou junto dos irlandeses que imigraram aos Estados Unidos, no século XIX. Antes restrita apenas ao povo irlandês, a tradição começou a ser festejada pelos norte-americanos na virada do século XX e, com a popularização da cultura, a festa se espalhou pelo mundo.

E foi no país que a tradição de esculpir abóboras nasceu. Na Irlanda era comum apenas esculpir nabos e outros alimentos, mas foi nos Estados Unidos que as lanternas de abóboras se popularizaram, graças à grande disponibilidade delas no país.

Do festival celta às fantasias assustadoras

Originalmente, os celtas se vestiam com peles de animais e máscaras para não serem reconhecidos pelos espíritos que poderiam estar visitando os familiares. Mas essa tradição evoluiu e agora a data é repleta de fantasias de bruxas, vampiros e outros seres dignos de filmes de terror.

As fantasias para celebrar a data como se conhece atualmente se tornaram populares a partir do final da década de 1920, quando jovens incluíram trotes caso não ganhassem os doces. É desta brincadeira que nasce o ‘doces ou travessuras’.

No Brasil, data se tornou símbolo de festa

Com a força da cultura dos Estados Unidos, o Brasil também passou a celebrar o Halloween nos últimos anos. O Dia das Bruxas por aqui é marcado por festas em que as pessoas se fantasiam e a festa quase vira um Carnaval.

Mas com a entrada da data na cultura brasileira, o resgate do folclore nacional também foi inserido no dia 31 de outubro. Desde 2003, a Lei 2.762 determina que a data celebra o Dia do Saci, onde o folclore é exaltado.

Apesar de ter uma data para chamar de sua, o Brasil não considera nem o Dia do Saci, nem o Halloween feriado. Por isso, as festas muitas vezes são celebradas nos fins de semana, para marcar a época.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB se manifesta sobre transferência de Pe. Fabrício: “Revolta toda Paraíba”

A Assembleia Legislativa da Paraíba emitiu uma nota, na noite desta quarta-feira (30), de solidariedade…

31 de outubro de 2024

Cagepa: após roubo de equipamentos, abastecimento em João Pessoa e Cabedelo segue sem previsão

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) ainda segue tentando contornar os danos…

31 de outubro de 2024

Foguete criado na UFPB ajuda na recuperação de áreas da Caatinga

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento…

31 de outubro de 2024

Mudança à vista? Comando do PL na Paraíba entra em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

31 de outubro de 2024

Homem é alvo de tiros ao retornar do trabalho para casa bairro de Camalaú, em Cabedelo

A polícia investiga a tentativa de homicídio de um homem de 43 anos que ficou…

31 de outubro de 2024

JP: mais de 20 mandados de prisão são cumpridos em operação contra facções

Uma operação da Polícia Militar foi realizada na madrugada desta quinta-feira (31) em João Pessoa,…

31 de outubro de 2024