Pacientes morrendo por falta de suporte médico, falta de controle no acesso às UTIs e de isolamento na sala de Raio-X, ameaças a funcionários e irregularidades no setor de fisioterapia e de nutrição do hospital da Hapvida em João Pessoa. Essas são algumas das denúncias contra a instituição que serão investigadas pelo MP-Procon.
O inquérito civil foi aberto nessa segunda-feira (28) e está sendo conduzido pelo promotor Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, que é vice-diretor-geral do MP-Procon.
São três as denúncias que norteiam a investigação: a primeira, anônima e feita à Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba (MPPB), relata a situação de pacientes morrendo por falta de suporte e outros problemas relacionados à estrutura e ao tratamento dos funcionários.
A segunda foi feita pelo Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), e aponta irregularidades no quantitativo de fisioterapeutas na UTI do Hospital, como a prestação do serviço não ocorrendo por 18h contínuas – o que seria obrigatório. Um paciente teria ficado das 22h às 7h da manhã com a assistência de um fisioterapeuta particular, de acordo com a denúncia do Crefito.
A terceira denúncia foi feita pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região e dá conta de que, nos finais de semana e feriados, só há assistência nutricional acompanhada por um profissional da área pelo período da manhã e relata, no geral, um número deficitário de nutricionistas que não garantiria a cobertura ininterrupta dos profissionais – o que é indicado por Resolução do Conselho Federal de Nutrição.
A Hapvida tem o prazo improrrogável de dez dias para manifestar defesa acerca das denúncias. De acordo com o promotor, existem indícios materiais da “ocorrência de infrações às normas consumeristas”.
Confira o documento:
PB Agora
A Paraíba registrou excelentes índices de ocupação hoteleira durante o feriado prolongado da Semana Santa…
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira…
Nesta quarta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu em favor da obrigatoriedade…
Após ser destaque no ranking da Decolar como um dos destinos mais procurados para os…
Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser…
A ponte sobre o Rio Cuiá, que fará a ligação entre os bairros de Mangabeira…