A Paraíba o tempo todo  |

Henrique lidera com 49,9% disputa pela prefeitura de Areial contra 37% de professor Afonso, aponta Datavox/PB Agora

O candidato Henrique (PSDB) lidera a corrida pela prefeitura de Areial, na Paraíba, com 49,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada, de acordo com levantamento do Instituto Datavox, contratado pelo portal PB Agora e divulgado nesta sexta-feira (13).

O principal concorrente, Professor Afonso (Republicanos), aparece com 37,0%. Ainda segundo a pesquisa, 11,3% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 1,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

PESQUISA ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, Henrique também aparece à frente, com 49,4%, seguido de Professor Afonso, com 35,0%. Adelson, atual prefeito, foi mencionado por 1,3% dos entrevistados. Indecisos somam 12,5%, e brancos ou nulos representam 1,8%.

CRENÇA NA VITÓRIA
Em uma questão sobre quem será o próximo prefeito de Areial, independentemente da intenção de voto, Henrique foi apontado por 53,2% dos eleitores, enquanto Professor Afonso ficou com 33%. Cerca de 13,8% não opinaram.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO
A pesquisa também avaliou a administração do atual prefeito Adelson Benjamin. Dos entrevistados, 67,7% aprovam a forma como ele vem conduzindo o município, 27,3% desaprovam, e 5% não souberam opinar.

METODOLOGIA
A pesquisa foi registrada no dia 07 de setembro com o protocolo Protocolo PB-07075/2024 – TSE – TRE e conta com um intervaldo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados

A coleta de dados também foi realizada no dia 07 de setembro, abrangendo 400 eleitores de áreas urbanas e rurais de Areial, nas seguintes localidades: Manguape, Estiva, Gravatazinho, Lages, Conjunto Severino Donato, Serrote Branco, Covão, Lagoa Comprida, Arara, Furnas, Lagedo do Cedro, Lagoa do Giral, Três Lagoas, Queimada Redonda e Sítio Areial I e II. E na área sede de Areial.

DENTRO DA LEGALIDADE

A pesquisa eleitoral que havia sido questionada foi liberada nesta sexta-feira (13) pela Justiça Eleitoral. Em sua decisão, o magistrado destacou que, apesar de ter sido realizada durante um evento político da coligação adversária, não há evidências de que os resultados tenham sido comprometidos. Além disso, a Resolução TSE nº 23.600/2019 não proíbe a realização de pesquisas em dias de atos propagandísticos. Portanto, foi considerado que a coleta de dados segue dentro dos parâmetros legais, sem mácula à veracidade das informações colhidas.

VEJA DECISÃO

AREIAL – PESQUISA LIBERADA

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe