Lembrando que hoje, 26 de junho, é o Dia Mundial de Combate às Drogas, o Deputado Federal Wilson Filho declarou que o vício das drogas constitui-se, atualmente, com um desafio da saúde pública no País. Para ele, o tráfico de drogas é um crime que se expande em muitas faces, por ser a origem de vários delitos como roubo, homicídio e latrocínio, dentre tantos outros.
“O Dia Mundial de Combate às Drogas, que hoje se celebra, recorda-nos que todos devem desempenhar o papel que lhes compete para extirpar esse mal que aflige a tantas famílias É necessário que se reflita, cada vez mais, sobre esse problema que afeta tantos indivíduos, constituindo-se em um grave problema de saúde pública.”, disse Wilson Filho. O Deputado paraibano acrescentou que se sente muito à vontade para falar sobre o tema, “já que somos autores de vários projetos, programas e campanhas sobre o assunto e temos usado nosso mandato de Deputado Federal para ajudar o País e o meu Estado, a Paraíba, a enfrentar essa nefasta questão”, declarou.
Para Wilson Filho, todo dia deve ser dia mundial de combate às drogas, já que os traficantes não dão trégua, o que deve fazer com que, segundo ele, encaremos diuturnamente a tarefa de ir a fundo no enfrentamento ao tráfico, ao tratamento para recuperação dos viciados e prevenção familiar e social aos riscos com que se depara a população ante o problema das drogas, porque além dos malefícios à saúde, o uso de drogas compromete, principalmente, a vida social do indivíduo, e a família termina por sofrer os mesmos efeitos do vício. “Existem diversas formas de combater os prejuízos causados pelo consumo de drogas, uma delas é através da conscientização”, alertou.
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o dia 26 de junho como o Dia Mundial de Combate às Drogas. A cada ano, no mês de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos
Assessoria