Agilidade e cooperação das equipes da PRF, SAMU e Grupamento Tático Aéreo foram fundamentais para a sobrevivência do Sr. Marcos que conduzia uma caminhonete que capotou
Paraíba (PB), 17/07/2023 – Vai completar um ano que a vida do Sr. Marcos mudou para sempre, no dia 30 de julho de 2022, ele sofreu um grave acidente enquanto conduzia uma caminhonete que carregava um reboque, este que, transportava equipamentos de som. O acidente ocorreu na BR 101, km 53, no município de Santa Rita, local onde o reboque tombou, fazendo com que perdesse o controle do veículo e capotasse sobre a via, parando no canteiro central. Diante da gravidade do acidente ele ficou entre a vida e a morte.
Acompanhado do condutor, o Sr. Marcos, estavam mais duas pessoas que ficaram levemente feridas. Contudo, o maior impacto foi sofrido por ele que perdeu a consciência. Rapidamente equipes da PRF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Grupamento Tático Aéreo (GTA) foram atender o acidente.
Quando a equipe da PRF chegou no local, prontamente fez o isolamento da rodovia, assim evitando que demais veículos se acidentassem naquela área. Foram realizados os primeiros socorros pela equipe do SAMU, ao mesmo tempo, em que o helicóptero Acauã chegava, pois sua presença era imprescindível, diante do delicado estado de saúde do Sr. Marcos, que era gravíssimo. A distância do local para o Hospital de Traumas de João Pessoa, capital paraibana, era muito grande e todo tempo ali era pouco. Havia apenas um fio de esperança que ele sobreviveria, mas foi nesse fio de esperança que as equipes se apegaram. Todos estavam dispostos a fazer de tudo para os feridos vivessem. E assim foi feito!
Todos os três feridos foram socorridos em tempo hábil, o Sr. Marcos, devido ao estado gravíssimo, ficou em coma em decorrência do acidente. Depois de alguns dias, por um milagre e intervenção de excelentes profissionais, saiu desse estado, retornou a consciência e estava livre do risco iminente de óbito. Após cerca de uma semana de internação no Hospital, teve alta e pode voltar para casa.
Na manhã desta segunda-feira (17), a 13 dias de completar um ano do acidente que quase foi uma fatalidade, retorna à capital paraibana para encontrar pessoalmente os componentes das equipes que o socorreram. Ele compareceu na Sede da PRF na Paraíba, em João Pessoa, para agradecer os serviços prestados naquele fatídico dia, onde conheceu e pode agradecer os Policiais Rodoviários Federais Martinez e Armando Filho; a equipe do SAMU composta pela Médica Dra. Myrelle, o Enfermeiro Breno e o condutor da ambulância Caio; e os agentes do Grupamento Tático Aéreo através do Tenente Coronel Pimenta, Capitão Eduardo Gomes e Cabo Fonseca.
Bastante emocionados, todos corresponderam o carinho e o reconhecimento pelos serviços prestados ao Sr. Marcos. Ele hoje tem um novo motivo e uma nova data para comemorar a vida. E tudo isso só foi possível graças a rapidez e competência das equipes, somadas a união e cooperação. Fundamentadas em um só propósito, preservar a vida.