Categorias: Paraíba

Hospitais de Trauma melhoram serviços com Projeto Lean nas Emergências

PUBLICIDADE

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, vem apresentando mudanças positivas com as reestruturações e capacitações e novos protocolos clínicos recomendados pelo Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, por intermédio do Proadi/SUS em parceria do Hospital Sírio Libanês.

Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), o hospital está passando pela terceira etapa do Projeto Lean nas Emergências, que tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. O treinamento está acontecendo no auditório da instituição.

O chefe do Núcleo Médico do Trauma-CG, José Bezerra da Silva Júnior, observou que o hospital já apresenta melhorias no funcionamento do serviço, conseguindo ter alguns leitos com maior rotatividade e consequente disponibilidade para outros pacientes, a exemplo da área vermelha que obteve uma redução de 50% da permanência dos pacientes neste setor.

“Em relação a alguns setores já é possível ver a presença da implantação da metodologia 5S, em termos de organização e funcionamento operacional do setor dando dinamismo e agilidade aos processos de trabalho”, afirmou José Bezerra.

De acordo com Bezerra, o Projeto Lean nas Emergências vem modificando a rotina do hospital com os colaboradores sendo treinados no processo de trabalho e, com isso, tem melhorado o seu desempenho no setor e a assistência ao usuário SUS.

Segundo o enfermeiro da área vermelha, José Roberto Miranda Silva, esse projeto veio trazer qualidade na assistência ao paciente devido à maior rotatividade dos leitos e também na melhoria da produtividade do profissional de saúde e mais organização do setor.

“Nós estamos tendo aqui bons resultados com a aplicação do Projeto Lean nas Emergências. Os colaboradores estão tendo mais tempo para se dedicarem a atividades que realmente importam, como a segurança do paciente e a qualidade no atendimento”, afirmou Roberto.

Terceira etapa – Segundo o consultor do projeto, Dr. Raimundo Nonato Filho, na terceira etapa do Lean nas Emergências terá a continuidade do mapeamento dos fluxos da emergência e hospitalares. “Hoje será desenhado pela equipe o fluxo de chegada do paciente à instituição, para que possamos identificar quais são os pontos a serem melhorados para acolhimento e atendimento” destacou ele.

De acordo com Dr. Raimundo, no treinamento serão usadas algumas metodologias, como Value Stream Mapping e dinâmica do Spaguetti. São dinâmicas ativas em que os participantes de todos os setores atuam efetivamente no desenho do fluxo atual e em brainstorm farão as propostas de melhoria.

Outra via é a melhora da comunicação, em que haverá introdução e treinamento de uma metodologia denominada Huddle, sendo a possibilidade de em uma rápida reunião entender a atual situação da instituição.

Hospital de Trauma de João Pessoa – Os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, também participaram de treinamento do Projeto Lean nas Emergências nessa terça-feira (3) e quarta-feira (4), no auditório da Unidade de Saúde, ministrados pelos consultores do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Segundo o diretor técnico do hospital, Emerson Medeiros, o projeto, do Ministério da Saúde e implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, mostrou-se eficaz em reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas emergências de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós que fazemos parte da instituição recebemos o Projeto Lean como prioridade um, pois o Lean trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado”, frisou.

O coordenador médico do Projeto Lean nas Emergências, Welfane Cordeiro Júnior, palestrou sobre a superlotação em serviços de emergência e explicou a importância da adoção de novas ferramentas de gestão, visando melhorar o fluxo dos pacientes. “Queremos melhorar o processo de entrada, a passagem e a saída, sem desperdício de recurso material e profissional, e com o mínimo de esforço ao paciente”, pontuou.

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês, o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

A coordenadora do Serviço Social do Trauma, Neuma Ribeiro, ressaltou a importância do Projeto. “O projeto, além de agregar conhecimento para nossos profissionais, auxilia na implementação de melhorias, garantindo uma assistência segura, eficaz e de qualidade para os usuários. Durante seis meses, a equipe do Sírio Libanês desenvolverá atividades in loco, com acompanhamento de ações e indicadores de atendimento, e isso facilitará nossos processos garantindo um serviço ágil e de qualidade”, afirmou.

 

Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Filme de ação em Mamanguape: PRF intercepta veículo roubado e perseguição termina em tiroteio e suspeito ferido

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024