Dando continuidade às atividades da 13ª Campanha de Prevenção de Queimaduras ‘Marcas que ficam para sempre’, promovida pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, membros da equipe da Unidade de Tratamentos de Queimados (UTQ) realizou, ontem, quinta-feira (11), uma panfletagem no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, na Capital. A ação objetivou alertar sobre os acidentes causados pelos fogos de artifícios, comuns neste período junino.
A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Desirée Mazocco, destacou a importância da prevenção. “Acreditamos que quando trabalhamos de forma preventiva as pessoas começam a ter mais cuidado no manuseio de fogos e materiais inflamáveis, diminuindo assim, o número de vítimas de queimaduras, como também esclarecemos a população sobre quais sãos os procedimentos mais eficazes em cada caso de queimadura”, explicou.
A aposentada Maria de Lurdes Gonçalves parabenizou o hospital pela iniciativa e ressaltou a importância das orientações. “A ação é louvável. Muitas vezes, por falta de conhecimento, realizamos procedimentos incorretos nos cuidados com as queimaduras. Com a atividade, tive a oportunidade de esclarecer minhas dúvidas e conhecer os diversos tipos de lesões causadas pelas queimaduras”, concluiu.
Referência – O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, possui uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) que presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216.5721. Em 2014, cerca de 1.400 pessoas vítimas de queimaduras foram atendidas pela unidade.
Redação com Secom/PB