O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I está intensificando suas ações de enfrentamento diante do alarmante aumento nos casos de Covid-19 na região. Em resposta a essa nova onda da doença, a unidade hospitalar está adotando medidas como a ampliação do número de leitos dedicados a pacientes com coronavírus e a suspensão temporária das visitas, visando conter a propagação do vírus.
Atualmente, o Pedro I registra nove pacientes internados, sendo que um deles necessita de cuidados intensivos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor médico do hospital, Vitor Nobre, esclarece que as internações estão relacionadas a pacientes que apresentam agravantes associados, como comorbidades ou doenças de base.
“A situação representa uma nova onda da doença, característica na evolução de vírus respiratórios. Trata-se de uma subvariante da Ômicron, o que indica que as pessoas imunizadas têm maior probabilidade de apresentar sintomas leves. No entanto, é crucial tranquilizar a população e incentivar a adoção de medidas preventivas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em casos de sintomas”, destacou Nobre.
O Hospital Municipal Pedro I é a principal referência na região para o tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19. Juntamente com o Hospital Municipal Dr. Edgley e as duas Unidades de Pronto Atendimento, a instituição desempenha um papel fundamental no atendimento a pacientes adultos. O Hospital da Criança e do Adolescente é destinado a pessoas até 14 anos, enquanto o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) atende gestantes. O Centro de Saúde Francisco Pinto, os distritos e as unidades do Complexo Aluízio Campos também realizam testagem.
Além das medidas já adotadas, a Vigilância em Saúde do Município emitiu uma circular no final de 2023, orientando o uso de máscaras nas unidades hospitalares. No entanto, a ação mais crucial é a vacinação, que apresenta uma cobertura vacinal preocupante, abaixo de 20% na cidade. O imunizante está disponível em todas as salas de vacina, no Terminal de Integração e no ponto do Natal Imunizado. A vacina bivalente está sendo ofertada a todas as pessoas a partir de 18 anos, com reforço específico para imunossuprimidos e idosos.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…
Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…
A bancada do PSol vai lançar o deputado pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) como candidato à…
Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…