Em comunicado divulgado neste sábado (16), a direção do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, disse que a unidade está pronta para receber pacientes oriundos de Manaus, no estado do Amazonas.
O estado da Região Norte enfrenta um colapso na saúde com quantidade de casos graves de covid-19, além do agravamento registrado na última semana com a falta de oxigênio hospitalar, resultando na morte de vários pacientes internados em UTI’s.
De acordo com a direção do HU, 15 leitos estão “à disposição de pacientes do Estado do Amazonas com covid-19”. Ainda segundo o comunicado, a enfermaria onde serão internados os pacientes “está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva”.
Confira comunicado do HULW na íntegra:
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) está de braços abertos para receber os irmãos de Manaus-AM. Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, o HULW colocou 15 leitos à disposição de pacientes do Estado do Amazonas com covid-19.
A enfermaria que irá recebê-los está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Ao todo, cerca de 60 profissionais da área assistencial do Lauro Wanderley estão envolvidos nessa ação humanitária.
A logística de transporte está sob a coordenação do Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de quando os pacientes de Manaus chegarão à Paraíba. Em todo o País, a Ebserh mobilizou quase 150 leitos de nove hospitais universitários federais.