O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi o escolhido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para relatar a PEC (Proposta de Emenda à Consittuição) dos Precatórios em comissão especial. O deputado Diego Andrade (PSD-MG) vai presidir o colegiado.
Ambos são muito próximos de Lira, que tem articulado junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e a equipe econômica, mudanças ao texto originalmente enviado pelo governo, que estabelecia o parcelamento da dívida de R$ 89 bilhões.
A comissão foi instalada nesta quarta-feira (22). A reunião foi aberta pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) devido ao critério de idade.
Nesta terça-feira (21), Lira afirmou que os prazos para o funcionamento da comissão serão contados de 2ª a 6ª feira para acelerar sua tramitação. São necessárias, no mínimo, o equivalente a 10 sessões do plenário principal da Casa para o funcionamento do colegiado. Após este período, é possível votar o relatório que, se aprovado, segue para análise de todos os deputados da Casa. O texto terá que passar pelo Senado também.