A Empresa de delivery de comida iFood soltou uma nota no twitter informando aos clientes que o ataque sofrido pela plataforma no dia 02/11/2021 foi causado por meio de uma conta de um funcionário de uma empresa terceirizada.
Segundo a nota, essa conta teria permissões para realizar ajustes em informações cadastrais dos restaurantes.
Em outra nota, os responsáveis pelo aplicativo afirmam que os dados de clientes ou de entregadores não foram afetados. Eles também informaram que o acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido e que os nomes dos restaurantes afetados já estão sendo restabelecidos.
Para finalizar e tranquilizar os usuários, o Ifood também informa que os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários.
A empresa já passou por outras instabilidades no passado e é importante ressaltar que especialistas em Segurança da Informação orientam os usuários a criarem senhas separadas para cada aplicativo, evitando usar uma única senha para todos os acessos. Uma outra boa dica, caso o usuário possua, é utilizar um cartão de crédito virtual no lugar dos cartões físicos para compras em lojas online e aplicativos.
A maioria dos bancos fornece a possibilidade de criação de um Cartão Virtual com data de validade que pode ser definida pelo usuário e a possibilidade de bloqueio/desativação do cartão a qualquer momento.
Dica 2: Utilizar um programa que armazena senhas como 1password, laspassword, Bitwarden ou KeepassXC ajuda o usuário a manter senhas diferentes para cada serviço que usa, reduzindo a possibilidade de um único vazamento impactar diversas contas em serviços diferentes.