Ação envolve servidores e estudante do curso Técnico em Química do Campus Cabedelo. A doação de insumos pode ser feita diretamente no Campus
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) produzirá álcool em gel 70% e álcool etílico glicerinado a 80% nos laboratórios do Campus Cabedelo. A ação envolve o esforço de servidores e estudantes do Curso Técnico em Química, a fim de colaborar com o combate ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) no atual contexto de pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo é que os insumos produzidos sejam doados para a rede pública de saúde e Instituições filantrópicas do município de Cabedelo. De acordo com a coordenadora do Curso Técnico em Química, professora Sayonara Lira Porto, o Campus Cabedelo tem capacidade para produzir, diariamente, 70 litros de álcool em gel a 70% e outros 70 litros de álcool etílico glicerinado a 80%, a depender dos reagentes disponíveis.
O grupo que está desenvolvendo o projeto é atualmente composto pelos professores Sayonara Porto, Ane Josana Fernandes, Liz Jully, Raquel Luna, Mônica Martins, Manoel Dantas e Henrique César, pelo técnico Cristiano Cabral, e pela estudante Katiúscia Costa.
Durante a semana, foram realizados testes de formulação para a produção do álcool em gel e do álcool glicerinado no laboratório de Química do Campus Cabedelo. O treinamento foi realizado pelos integrantes do Conselho Regional de Química da Paraíba (CRQ 19 – PB), a presidente Raquel de Lima e Abner Machel de Oliveira, e pelo aluno do curso de Química Industrial da UFPB, Alan Henrique Teixeira, que disponibilizaram não apenas o conhecimento, mas uma pequena quantidade de reagentes e materiais para início dos testes. As formulações seguem a Resolução – RDC N° 350, de 19 de março de 2020, publicado no DOU em 20/03/2020.
O Campus Cabedelo deve investir recursos, de forma emergencial, para a aquisição de reagentes, mas serão necessárias doações dos insumos para que a produção ocorra de forma continuada, atendendo às necessidades dos serviços do SUS e da população em geral. A produção terá início assim que chegarem estes insumos.
Entre os itens necessários para a produção estão: álcool etílico 96°GL; glicerol P.A.; peróxido de hidrogênio P.A.; trietanolamina P.A.; e o polímero MC 70, que será utilizado em substituição ao carbômer 980, em falta no mercado. Além destes, são necessários frascos de plástico para o acondicionamento e etiquetas.
Redação
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…
A deputada estadual Francisca Mota (Republicanos) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que seu partido…
Eleito por aclamação nesta terça-feira, 26, o presidente da Federação das Indústrias do estado da…