Imóveis menores ganham mercado
Apartamentos com até 60 metros quadrados já representavam, em fevereiro, 30,2% dos imóveis novos ofertados em João Pessoa.
Com as mudanças na composição das famílias, em que predominam os casais com um ou dois filhos de pessoas morando sozinhas, os imóveis mais compactos (que possuem entre 30 e 80 metros quadrados) se tornaram uma tendência que vem ganhando destaque entre as construtoras de João Pessoa.
Esta tendência é confirmada por um levantamento divulgado recentemente pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis na Paraíba (Creci-PB), que constatou que, no mês de fevereiro, os apartamentos com até 60 metros quadrados (m²) já representavam 30,2% dos imóveis novos ofertados em João Pessoa. Além disto, os imóveis que possuem entre 61 m² e 90 m² representam 36,3%.
O presidente do Creci-PB, Jarbas Araújo, comentou que os apartamentos que possuem entre 30 m² e 80 m² têm ganhado mais destaque nos últimos anos, principalmente pelo crescimento na quantidade de pessoas que moram sozinhas.
“Nossas principais construtoras já perceberam que existe um novo nicho de mercado, que está muito atrelado às questões sociais, como um número cada vez maior de pessoas que moram sozinhas, de casais que se divorciam ou de recém-casados que não pretendem ter filhos de imediato”, avaliou.
Estes empreendimentos, em sua maioria, segundo Araújo, estão localizados em bairros nobres e que já possuem infraestrutura completa. “Nos bairros nobres, empreendimentos deste tipo estão se multiplicando em uma velocidade muito rápida”, ressaltou, acrescentando que a proximidade com supermercados, farmácias e escolas também são exigências frequentes dos compradores.
Pensando em abranger os diferentes tipos de públicos, as empresas da construção civil têm investido não apenas na construção de apartamentos mais compactos, mas também têm realizado pesquisas para lançar empreendimentos com equipamentos voltados a atender necessidades de públicos específicos, considerando que a era agora não é mais apenas do crescimento imobiliário, mas dos imóveis construídos para se adequarem aos desejos e necessidades de modelos de famílias distintos.
LOCALIZAÇÃO
Um dos principais grupos do setor da construção civil na capital, o grupo Conserpa/Enger, que acumula mais de 40 anos de experiência no setor, é um dos que já aposta no lançamento de empreendimentos com apartamentos mais compactos. “Quando pensamos em atender às necessidades de nossos clientes, nós temos que ir além da unidade habitacional em si. Nos preocupamos também em privilegiar a localização, construindo em lugares que já possuem uma boa infraestrutura, além de nos preocuparmos com os equipamentos que serão oferecidos”, avalia o diretor da Construtora Conserpa, José William Montenegro Leal.
Para o diretor, é preciso ter cuidado também com os equipamentos de lazer disponibilizados.
“Não faz sentido você ter um empreendimento com itens de lazer que o morador não vai utilizar. Por exemplo, um casal que não tem filhos e busca morar em um apartamento compacto não precisa morar em um prédio que possua brinquedoteca, quadras ou grandes piscinas. Nestes apartamentos mais compactos, é mais importante privilegiar uma boa área de recepção e ambientes mais voltados para o estilo home service”, comentou.
Atualmente, o grupo Conserpa/Enger possui, em andamento, dois empreendimentos voltados para o perfil de compradores de imóveis mais compactos: o edifício Rio das Conchas, localizado no bairro de Tambaú, e o Jardins do Atlântico, localizado no bairro de Cabo Branco. Além destes, nesta semana foi entregue o edifício Riacho Verde, localizado no bairro de Cabo Branco.
JPOnline
Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…
Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…
O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…
Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…