A cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, vai ganhar o maior resort segmentado para o naturismo da América do Sul: o Villamor Tambaba Resort.
Com investimento de cerca de R$ 150 milhões, o resort será erguido em uma área de 40 mil m², sendo que a área edificada da propriedade irá ocupar pouco mais de 12.000 m², sendo preservados 28.000 m².
Contando com cinema, heliponto, dois restaurantes, spa, sauna, hidromassagem, três piscinas, sendo uma na cobertura com borda infinita, além de um lounge em meio à natureza, o resort ainda contará com um diferencial: trata-se de uma boate dentro de um Boeing 727 à beira da piscina.
A localização é estratégica, já que o Conde conta com a praia de Tambaba, destino de turistas adeptos do naturismo de dentro e fora do Brasil, que encontram nas águas mornas e paisagens paradisíacas do litoral paraibano um destino turístico perfeito e único.
De acordo com um dos sócios, Márcio Pimenta, o empreendimento também está pleiteando a licença para a implementação de um teleférico, para que os hóspedes tenham acesso direto do resort à praia naturista. De toda a forma, aqueles que estiverem hospedados no Villamor Resort terão à sua disposição transporte da hospedagem até a praia, fornecido pelo resort.
Em contato com a reportagem do PB Agora, Márcio Pimenta ainda detalhou o projeto e frisou que o resort contará com 284 luxuosos apartamentos, com capacidade para 750 hóspedes diariamente e que vai ser comercializado no modelo de multipropriedade. De acordo com as estatísticas este modelo de empreendimento garante uma taxa de ocupação anual acima de 80%.
Ele explicou ainda que já possui no Conde um empreendimento do segmento naturista, porém em porte menor. Trata-se da Pousada Villamor que tem registrado ocupação de 100% dos quartos em praticamente todos os finais de semana do ano e é hoje o maior arrecadador de ISS no seguimento hoteleiro do município.
“A Villamor hoje é o maior empreendimento hoteleiro que está em funcionamento no Litoral Sul paraibano, com 68 apartamentos e 100% de ocupação em 90% dos finais de semana do ano, sendo o maior arrecadador de ISS do município no seguimento hoteleiro e emprega hoje 44 funcionários registrados. A pousada inaugurou há doze anos com 18 apartamentos e desde então com a fidelização dos clientes, fortalecimento da marca e crescimento dos praticantes do naturismo no Brasil e no mundo, a Pousada Villamor se tornou referencia no seguimento, com isso segue em plena expansão pois existe demanda, e mesmo com esse crescimento exponencial a Villamor passa despercebida no município, já que os frequentadores prezam muito pela discrição” destacou Márcio.
Perfil dos Hóspedes
Atualmente, na Villamor cerca de 90% dos hóspedes são brasileiros, pessoas que vem de norte a sul do país em busca de hospedagem que ofereça discrição, conforto e contato com a natureza. O restante da ocupação é de turistas de outros países que se apaixonam pelas águas mornas e clima quente do litoral paraibano.
Márcio relata que existe na França, um complexo turístico naturista na costa mediterrânea chamado Cap d’Agde, que recebe diariamente em média 50 mil turistas, sendo que por conta do verão com período muito curto o complexo funciona menos de 90 dias no ano, já que é impossível viver o naturismo com o frio. Ele reforça que, na Paraíba os turistas não terão que se preocupar com isso, já que o clima tropical é de sol praticamente o ano inteiro.
“Só há no mundo cerca de 4 ou 5 resorts no nível do Villamor Tambaba Resort e alguns cruzeiros que rapidamente lotam após a abertura da agenda. Ou seja, há demanda e o potencial de Tambaba é enorme e para todo o mundo. O nosso público alvo é um hóspede que preza pela discrição e que busca um ambiente aconchegante, de clima ameno e em contato com a natureza, tudo que poderá encontrar no nosso empreendimento e no Litoral Sul da Paraíba” reforçou.
Impacto Econômico
Os números impressionam. Além dos R$ 150 milhões que serão investidos para a construção do resort, a previsão é que sejam gerados cerca de 150 empregos diretos durante o período de obras e 300 empregos diretos durante o funcionamento do resort e mais de 300 indiretos. Além disso, dentro do próprio empreendimento haverá sala de aula para capacitação da mão de obra local.
Márcio ainda destaca que a previsão de inauguração é para o ano de 2027 e que até lá o impacto econômico para o município será positivo.
“Serão empregos gerados e um enorme giro na economia do município. Após o período de construção, quando o resort estiver efetivamente aberto, nós não temos dúvidas de que haverá grande procura pela cidade de Conde, quebrando divisas e alavancando além do turismo, a economia local. Também o resort não funcionará com o modelo all inclusive, fazendo com que os hóspedes circulem pelo Conde e até por João pessoa, fomentando a economia” revelou.
Consciência ambiental
Inserido em uma área de APA (Área de Proteção Ambiental), o Villamor Tambaba Resort também preza pela responsabilidade ambiental, já que muitos dos adeptos do naturismo têm por filosofia de vida a harmonia entre o corpo e a natureza. Com isso, o projeto do empreendimento preserva grande parte da mata costeira. A área total da reserva Garaú tem 186 hectares onde 135 será preservado e intocado, ou seja, a licença de supressão da Sudema só concedeu área de 51 hectares e ainda determinou ser feita uma doação para Sudema como compensação ambiental de 17 hectares de reserva de Mata Atlântica como APP (Área de Proteção Permanente) no município de Alhandra.
“A nossa licença de supressão ambiental era de 51 hectares de um total de 186 e foi liberada após vários estudos de impacto ambiental inclusive uma EIA RIMA, várias audiências públicas e para que isso fosse possível, em contrapartida nós fizemos uma doação para a Sudema de uma área de 17 hectares de reserva de Mata Atlântica na cidade de Alhandra como APP. Além disso, dos 40 mil metros quadrados que temos disponibilizados para construção do Villamor Tambaba Resort, a área destinada às edificações será de pouco mais de 12 mil metros quadrados, ficando cerca de 75% preservados. Muitas pessoas comentam que ali é uma APA, mas por isso mesmo que para construir tem muitas restrições que estamos cumprindo, e é por isso que foi preservado 75% de toda área intocada”, explica Márcio.
Quebra de preconceitos
O empresário falou ainda sobre a necessidade de quebra de preconceitos a respeito dos adeptos do naturismo. Segundo ele este é um estilo de vida como qualquer outro, que preza pela conexão com o corpo e com a natureza, o encorajamento e o respeito a si, ao próximo e ao meio ambiente.
Márcio Pimenta ainda destacou que os adeptos de naturismo vêm crescendo pelo mundo, no Brasil e também na Paraíba.
“Há uma fidelização dos clientes que se sentem seguros e contemplados de várias maneiras em empreendimentos como o Villamor Tambaba Resort, vide a grande demanda já registra na Villamor Pousada. O que temos que ter em mente é que esse tipo de local é frequentado por um público específico, discreto e que procura ambientes paradisíacos como a praia de Tambaba para passar férias ou períodos de lazer e descanso” reforçou.
Vale ressaltar que o Brasil ainda é relativamente novo no movimento naturista, enquanto na França, Alemanha, Holanda e outros, a prática é mais corriqueira, porém o crescimento no país possibilita que cada vez mais empreendimentos foquem em suprir tal demanda.
A praia de Tambaba inclusive foi a primeira praia do Nordeste a ser liberada para o naturismo em 1991 e destaca-se pelas falésias altíssimas e clima tropical.
PB Agora
Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…
A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do…
Preciso no ataque e "impecável" na defesa. O Botafogo venceu o Palmeiras, por 3 a…
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…