Categorias: Paraíba

Inadimplência aumenta no comércio da Capital, avalia diretor do SPC

PUBLICIDADE

Quitar os débitos e deixar o nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) tem se tornado algo raro entre os consumidores de João Pessoa e, consequentemente, caem as vendas a prazo no comércio, já que com o nome sujo ninguém pode parcelar suas compras. O número de pessoas que conseguiram retirar seu nome do órgão de janeiro até o último mês de maio em João Pessoa teve uma queda de 23.94% comparados ao mesmo período do ano passado, ou seja, em 2017, 25.113 pessoas tiveram exclusão do nome, enquanto que neste ano apenas 23.152 pessoas conseguiram quitar seus débitos.

 

Durante o mesmo período deste ano, 35.487 pessoas tiveram seu nome incluso no SPC e no mesmo período do ano interior, 39.469 foram incluídos no sistema. Já o número de inclusão no sistema no último mês de maio teve uma redução de 4.83% com relação ao mesmo período do ano passado, sendo registrados 9.118 neste ano para 9.559 nomes inclusos no sistema no ano anterior.

 

Na opinião do diretor do SPC, Lindembergh Vieira, a queda nas reabilitações está atrelada às altas taxas de juros cobradas pelos cartões de crédito e do cheque especial. As consequências de ter o seu nome incluso no SPC e as dicas de como retirar o seu nome do sistema são destacadas por Lindemberg. “Ter o nome inserido no SPC não é uma coisa boa porque isto significa muita dor de cabeça porque você fica com a fama de mal pagador na praça. Com o nome sujo a pessoa é impedida de fazer compras a prazo, financiamentos de automóveis, abrir conta em banco, ter talão de cheque e cartão de crédito, alugar uma casa ou apartamento através de imobiliária, entre outros. Então, a pessoa fica sem credito no comércio porque para efetivar qualquer venda a prazo o comerciante tem que fazer consulta no SPC”.

 

Conforme ele explica, antes da inclusão do registro de débito no banco de dados do SPC Brasil, o consumidor que contraiu a dívida é notificado previamente, através de um comunicado que é remetido avisando que a informação da dívida será incluída no banco de dados do SPC. Na notificação também é informado o nome do estabelecimento comercial que comandou a inclusão do registro, a fim de que o consumidor recorra a essa empresa para quitar sua dívida e regularizar o seu crédito.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024