A violência na cidade de Patos e municípios circunvizinhos, bem como a sua relação e o consumo de drogas, foram debatidos durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Patos nessa quinta-feira (22). Representantes da Policia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Tutelar discutiram o assunto com os vereadores. O secretário chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão, e o gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, participaram da sessão.
Para o autor do requerimento que solicitou a sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Eduardo Santos, essa discussão entre os vereadores e a sociedade é fundamental. “Devemos difundir esse tema e, ao mesmo tempo, assegurar que medidas sejam tomadas. É muito salutar a presença do Governo do Estado, pois apenas com um esforço conjunto vamos contribuir para a diminuição dos índices de drogas e violência em nossa cidade”, ressaltou.
De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão, não há um só lugar onde a violência não seja uma preocupação fundamental da população. “Sabemos que a droga tem sido um grande impulsionador do aumento dessa violência. Então, viemos aqui para ouvir sugestões, saber quais são realmente as preocupações da população em relação ao tema e mostrar as medidas que o Governo tem tomado no sentido de coibir e possivelmente eliminar essa ocorrência, que traz graves conseqüências”.
Ouvir a população
O gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, acredita que a resposta deva vir de vários olhares. “Que não seja só o olhar publico, que outras frentes se engajem porque certamente se assim for poderemos chegar a resultados mais satisfatórios”. Ele avaliou a sessão como bastante positiva. “Esse tipo de trabalho é muito bom exatamente por ouvir a sociedade. Muitas vezes traçamos algumas estratégias achando que são as melhores, mais muitas vezes não são por conta das realidades locais. Daí a relevância de debates como este para traçarmos estratégias mais eficientes”.
Segundo Deusimar, o Governo do Estado está preocupado, especificamente com Patos pela posição geográfica que o município ocupa, que termina otimizando não só atividades comerciais, mas também o crime e especialmente para o tráfico de drogas. “Por isso, há uma preocupação do Governo do Estado em relação a essa região. Já foram realizadas duas reuniões, a terceira será na próxima semana, para formatar algumas ações, tanto preventivas como repressivas, voltadas bem para essa região”.
Redação com Ascom
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…
O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…
Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…
O time “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…