Categorias: Paraíba

Incra alerta que golpistas cobram taxas irregulares

PUBLICIDADE

A superintendência do Incra, na Paraíba, alerta aos proprietários rurais e posseiros que não cobra, nem autoriza ninguém a estipular nenhum tipo de taxa pelo serviço de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural pela Internet (CCIR). O superintendente regional, Marcos Faro, destaca que o serviço foi implantado no dia 14 de dezembro de 2009, no site do Incra (www.incra.gov.br) para que todos tenham acesso gratuito.

A recomendação do Incra é que o cidadão que não tiver acesso à internet deve se dirigir à Unidade de Cadastramento Rural Municipal de sua cidade. Se preferir, pode procurar a Sala da Cidadania da Superintendência, em João Pessoa. A superintendência do Incra recebeu a denúncia de que, no interior da Paraíba, estão cobrando até R$ 80,00 para emissão do certificado. “Isso é uma exploração. A emissão é de graça. E mesmo que alguém cobre pelo uso da internet, o valor jamais chegaria a essa quantia”, alerta o superintendente, Marcos Faro.

A única taxa que existe, já tem o valor no documento e é referente à manutenção de dados cadastrais. Deve ser paga nas agências ou terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal. Marcos Faro anunciou que se alguém estiver aplicando os golpes em nome do Incra, as pessoas lesadas devem formalizar a denúncia na superintendência, para que as providências sejam tomadas junto a justiça federal.

Antes, o CCIR era emitido apenas nas superintendências do Incra e nos municípios conveniados, nas Unidades Municipais de Cadastro. Mas, com a modernização implantada pelo Incra, o CCIR pode ser obtido pela Internet em qualquer parte do país, como forma de democratização da acessibilidade e para facilitar a vida dos proprietários rurais e posseiros. Marcos Faro lembra que o CCIR é indispensável para a realização de qualquer transação imobiliária e é exigido até para tomada de empréstimos em bancos.

Para emitir o CCIR, basta acessar o site do Incra www.incra.gov.br e acionar o botão “Emissão do CCIR via web 2006/2007/2008/2009”. Será aberta uma tela, automaticamente, onde deverão ser digitados os dados pessoais e de identificação do imóvel rural. Depois disso e só seguir os próximos passos para obter o documento. Para obter esse serviço via on-line é necessário ter visualizador de PDF, navegador Internet Explorer 6.0, ou superior, e impressora. O certificado pode ser impresso em papel comum.

Assessoria
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024