Categorias: Paraíba

Incra-PB recebe lançamento de livro

PUBLICIDADE

O livro “Homens e Mulheres que Morreram na Luta pela Reforma Agrária e pela Vida”, décima terceira obra do técnico agrícola Ivanildo Pereira Dantas, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), será lançado na segunda-feira, 18, no auditório Dona Flor de Camucim, na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, em João Pessoa. O lançamento do livro será marcado para or uma manhã de debates prevista para ter início às 6h30 com um coffee break orgânico. A expectativa é que o evento reúna 150 pessoas, entre agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, convidados e representantes de vários órgãos públicos estaduais e federais.

Às 8h30, após a apresentação de um vídeo sobre a agricultura, advogados dos movimentos sociais rurais e da Fetag, além de procuradores do Incra-PB, irão debater sobre legislação agrária, conflito agrário e limite da propriedade da terra. Às 9h30 será encenado o espetáculo teatral “Dramatização sobre morte de uma mulher Paraibana”.

O superintendente do Incra-PB, Marcos Faro, vai apresentar, a partir das 10h00, um Balanço da Reforma Agrária na Paraíba juntamente com o coordenador da Unidade Técnica Estadual do Programa Nacional de Crédito Fundiário (UTE/PNCF), José Ferreira Rocha, do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa-PB).

A apresentação do livro “Homens e Mulheres que Morreram na Luta pela Reforma Agrária e pela Vida” está marcada para as 11h30 e será seguida de Sessão de Autógrafos e de um segundo coffee break orgânico.

O principal objetivo do livro é, segundo Ivanildo Dantas, resgatar a história dos agricultores que tiveram papel importante na luta pela conquista da terra através das ligas camponesas no Nordeste e, especialmente, na Paraíba, como João Pedro Teixeira e Nego Fuba.

O autor também faz um resgate sobre a reforma agrária no Brasil, desde a legalidade, obtida com a Constituição Federal de 1988, até os dias atuais.

O livro trata ainda de outros temas polêmicos como a Teoria da Libertação, a morte de mártires da luta pela terra, a exemplo de Chico Mendes, e o limite da propriedade da terra.

Sem interesse financeiro

O técnico agrícola Ivanildo Dantas escreve há 20 anos sobre a agricultura familiar e já lançou 12 livros além do “Homens e Mulheres que Morreram na Luta pela Reforma Agrária e pela Vida”.

De acordo com Ivanildo, seus livros têm uma característica: levar conhecimento ao homem do campo sem interesse financeiro.

Uma prova do espírito filantrópico de Ivanildo Dantas foi a doação, feita pelo autor, de 300 livros ao Setor de Mulheres da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para contribuir com o custeio da participação de paraibanas na Marcha das Margaridas 2011 – uma grande mobilização que reúne em Brasília (DF) trabalhadoras rurais de todo o país para garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta.

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024