A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Inmet emite alertas de baixa umidade para mais de 100 municípios da Paraíba

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar neste sábado (21), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas, que variam entre os níveis amarelo e laranja, indicam riscos à saúde e incêndios florestais.

O alerta amarelo, menos severo, é válido para 97 municípios do Agreste e Sertão da Paraíba. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, representando baixo risco de incêndios e danos à saúde. Já o alerta laranja, mais grave, afeta 16 municípios e alerta para umidade entre 20% e 12%, o que pode causar incêndios florestais e provocar danos à saúde, como ressecamento da pele e desconfortos nos olhos, boca e nariz.

Alguns dos municípios que estão sob o alerta amarelo incluem Água Branca, Areia de Baraúnas, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, São Bento, Sousa e Taperoá. As orientações para essas áreas incluem o consumo de bastante líquido, evitar exposição ao sol e ao desgaste físico durante as horas mais secas e solicitar ajuda à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193) em casos de emergência.

Para os 16 municípios sob o alerta laranja, como Sousa, Cajazeiras, Triunfo e São José de Piranhas, as recomendações são ainda mais rigorosas. Além das orientações já mencionadas, o Inmet sugere o uso intensificado de hidratante para pele e cuidados com a umidificação dos ambientes domésticos.

Para todas as áreas afetadas, o Inmet reforça a importância de evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e manter a ingestão de líquidos como uma medida preventiva. A população deve se manter atenta às condições climáticas e buscar ajuda em caso de necessidade.

A situação exige atenção redobrada da população para os cuidados com a saúde e o meio ambiente, com foco em minimizar os efeitos da baixa umidade.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe