Inmet emite novo alerta de chuvas fortes para JP e Defesa Civil mantém equipes de prontidão

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta sexta-feira (16), um novo aviso meteorológico, começando a zero hora deste sábado (17), com previsão de chuva forte, superior a 60 mm/h (milímetros/hora) ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. O alerta vermelho é válido até as 15h deste sábado.

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) estão de prontidão e seguem monitorando as áreas de risco da Capital, como barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas, com o objetivo de minimizar os transtornos e assegurar a integridade da população, principalmente das pessoas que moram nessas áreas.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que é extremamente importante que todos possam mensurar a seriedade desse aviso. “Os riscos se elevam e os cuidados precisam ser redobrados. O Sistema de Proteção e Defesa Civil permanecerá atento e vigilante durante o período e intervirá sempre que houver necessidade, por iniciativa própria, ou quando for acionado, com o objetivo de prestar a resposta que o momento exigir. Conclamamos a colaboração de todos, nos informando sobre quaisquer situações de risco iminente. A preservação da vida deve estar sempre em primeiro plano”, disse.

Kelson Chaves alertou também sobre a importância das medidas de segurança que devem ser adotadas em caso de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade, informando a Defesa Civil pelo WhatsApp 9 8831-6885, que funciona 24 horas”, orientou.

Operação Inverno – Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, bem como a ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até mil agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024