O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas referentes às condições climáticas de cidades paraibana, sobretudo no litoral, abrangendo um total de 37 municípios. Entre as notificações, uma diz respeito ao acúmulo de chuvas, incluindo a capital do estado, enquanto outra é direcionada ao extremo norte do litoral, alertando para chuvas mais intensas.
O alerta para chuvas intensas está em vigor até às 10h de amanhã (1º). Nas áreas afetadas, espera-se precipitação entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhada por ventos de 40-60 km/h. Há um risco baixo de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Aconselha-se que, em caso de ventos fortes, as pessoas evitem se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado.
O primeiro alerta abrange diversas regiões, incluindo a Mata Paraibana, e também outras áreas nos estados vizinhos.
As cidades são:
Araruna
Baía da Traição
Bananeiras
Belém
Caiçara
Cuité
Curral de Cima
Dona Inês
Duas Estradas
Jacaraú
Lagoa de Dentro
Logradouro
Mamanguape
Marcação
Mataraca
Pedro Régis
Riachão
Rio Tinto
Serra da Raiz
Sertãozinho
Tacima
O segundo alerta, também vigente até às 10h do próximo dia, refere-se ao perigo potencial devido ao acúmulo de chuvas. Nas áreas afetadas, a precipitação também pode atingir entre 20 e 30 mm/h, com máximo de 50 mm/dia.
Há um baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas de risco conhecidas. Recomenda-se evitar enfrentar o mau tempo, observar mudanças nas encostas e, mais uma vez, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Esse alerta engloba as cidades:
Alhandra
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
João Pessoa
Lucena
Mamanguape
Marcação
Pedras de Fogo
Pitimbu
Rio Tinto
Santa Rita
Sapé
PB Agora