Categorias: Paraíba

Inspeção do CNMP começa na próxima semana

PUBLICIDADE

A Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fará, na próxima, uma inspeção nos Ministérios Público da Paraíba, Federal e do Trabalho com o objetivo recolher e analisar dados relativos à atuação de promotores e procuradores e à gestão administrativa das instituições. A inspeção será realizada pelo corregedor nacional, Sandro Neis, por uma equipe de membros do MP auxiliares da Corregedoria e um grupo de servidores do CNMP.

A inspeção envolve ainda três dias de atendimento ao público para o recebimento de sugestões, notícias, reclamações, denúncias ou observações capazes de contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pelos Ministérios Públicos na Paraíba. Na terça-feira, o atendimento será realizado na sede do Ministério Público Paraíba; na quarta-feira, será a vez do Ministério Público do Trabalho, e na quinta-feira, na sede do Ministério Público Federal, sempre no período das 9h às 12h e das 14h às 17h30min.

Segundo informações do CNMP, os atendimentos serão efetuados em ordem de chegada. Os interessados deverão apresentar originais e cópias dos documentos de identidade e comprovantes de residência. As manifestações também poderão ser feitas por escrito.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ressaltou a importância da inspeção para apontar e corrigir as distorções. “Ficamos muito felizes com a vinda da Corregedoria. Esse trabalho poderá nos ajudar a corrigir eventuais distorções e erros, além de verificar situações passadas, presentes e possibilitar prevenções futuras, nos ajudando a ingressar numa linha cada vez mais profissional, amadurecida, com agilidade, modernidade”, comentou.
Os promotores de Justiça de Campina Grande e João Pessoa já receberam um ofício circular da PGJ sobre a vinda do CNMP e um formulário do Termo de Inspeção. O documento deverá ser preenchido e entregue à Corregedoria do CNMP durante a audiência que será feita com os promotores de Campina e João Pessoa.

BOX:

Atividades da inspeção

Segundo informações do Conselho Nacional, o corregedor Sandro Neis virá com uma equipe de 28 pessoas que vai realizar visitas às dependências do MP, verificar documentos e levantar dados e informações sobre a atuação funcional de promotores e procuradores (como número de processos nos gabinetes, residência na comarca, limites para o exercício da advocacia e do magistério, cumprimento do teto salarial, entre outros). Também será inspecionada a estrutura administrativa do MP, com a análise da regularidade de licitações e contratos, da situação do quadro de pessoal e da folha de pagamento, da execução orçamentária e da adequação da infraestrutura.

Um relatório preliminar será elaborado no prazo de 30 dias após a inspeção. O documento será enviado para a manifestação das unidades inspecionadas. A última etapa do processo consiste na apresentação do relatório conclusivo ao Plenário do CNMP pela Corregedoria Nacional, quando o corregedor poderá solicitar a adoção de medidas para sanar eventuais problemas ou irregularidades.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024