A Paraíba o tempo todo  |

Instituições nacionais apontam a PB como um dos estados mais transparentes do Brasil na Segurança Pública

A Paraíba é um dos oito estados do Brasil mais transparentes na Segurança Pública, de acordo com a publicação “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, publicado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Instituto Fogo Cruzado, a Agência Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Segundo o documento, a Paraíba atingiu o máximo de pontos no critério de transparência ativa de números em Segurança Pública (dados disponibilizados por vontade própria, sem que o governo estadual precise ser provocado), entre os sete critérios definidos na pesquisa, na qual estão a atualização dos dados até 2023, o detalhamento desses dados por municípios ou bairros e a divulgação dos números de letalidade e vitimização policial, entre outros.

De acordo com a análise, “na Paraíba, a Secretaria de Segurança e Defesa Social disponibiliza as metodologias de coleta dos indicadores criminais divulgados e disponibiliza dados sobre CVLI com desagregação por município. Outro destaque é a divulgação do número de casos elucidados. O estado também divulga ativamente dados sobre apreensão de armas, incluindo tipo, em série histórica desde 2010 e por regiões administrativas com maior incidência da ocorrência”.

Os outros estados que também atenderam todos os critérios da pesquisa são: Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os dados de indicadores criminais da Paraíba são divulgados pela própria pasta e disponibilizados no site da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe