O Ministério da Integração Nacional liberou nesta segunda-feira (20) R$ 1 milhão como parte do convênio firmado com o Governo do Estado, para os estudos de recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, no alto Sertão da Paraíba.
O secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, informou que desde fevereiro de 2009 foram retomados entendimentos institucionais tendo em vista à assinatura de convênio para investigar os problemas identificados naquela barragem. “Trata-se de uma das maiores barragens da Paraíba e, desde muito tempo, demanda atenção. Além disso, ela é a principal barragem receptora de águas da Transposição do São Francisco pelo Eixo Norte, fato que sensibilizou ainda mais o Governo Federal na agilização dos trabalhos contratados pela SEMARH e atualmente em execução”, esclareceu Sarmento.
Além de Engenheiro Ávidos, as barragens de Saco de Nova Olinda e Acauã passaram recentemente por inspeção e manutenção. A primeira, localizada no vale do Piancó, teve os estudos de recuperação desenvolvidos, através de convênio com a Defesa Civil Nacional e o Governo do Estado. Enquanto que Acauã passou recentemente por serviços de limpeza de galeria de inspeção, desobstrução de entrada da galeria e manutenção da válvula de descarga de água (espécie de comporta), tudo com recursos do tesouro do Estado.
“Nesse pouco mais de um ano e meio de governo, temos priorizado a atenção aos casos mais significativos em termo de manutenção de barragens. Infelizmente, não é possível resgatar de uma só vez todo o passivo de desatenção à infraestrutura hídrica que perdurou por vários anos na Paraíba”, destacou o secretário.
Secom PB